MEC emite portaria autorizando o curso de Direito no Câmpus de Arraias (TO)

Em mais um passo rumo à sua implantação, foi publicada a portaria no Diário Oficial da União em 18 de abril, na qual o Ministério da Educação (MEC) autoriza o curso de Direito no Câmpus de Arraias, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). No fim de 2018, o curso de Direito já havia sido avaliado pelo MEC com nota máxima.

O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato afirmou que foi uma excelente notícia e conquista para o Câmpus e região. “O curso dará oportunidade a muitos jovens da região de acessarem um curso de Direito em uma Universidade Pública”. Segundo ele, os desafios agora estarão concentrados na liberação de códigos de vaga.

Para a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o momento é de aguardar a conclusão das próximas etapas até que o curso possa figurar entre as opções disponíveis nos processos seletivos para ingresso na UFT.

A professora Adriana Demite, membro integrante da equipe de implantação do curso e coordenadora pró-tempore da proposta, explica que a autorização para o curso de Direito do Câmpus de Arraias é o coroamento de um trabalho coletivo. 


“É consequência dos esforços de toda a comunidade acadêmica, local e regional em todas as frentes e etapas, como um curso com essa envergadura despende. A região abraçou a causa e aguarda ansiosa o início de suas atividades”.

Desde agosto de 2018, três professores pelo curso de Direito já estão em atividade no Câmpus, como explica um deles, a professora Nayara Gallieta. “Desde que tomamos posse temos procurado contribuir nos cursos que precisavam de professores em matérias que são de nossa afinidade. 


Oferecemos matérias optativas também na área do Direito, pensando já em aproximar os estudantes de temas jurídicos que podem contribuir para a sua área de conhecimento”, disse.
Sobre o curso

O curso de Direito em Arraias surgiu de uma demanda da própria comunidade arraiana e municípios circunvizinhos. De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a graduação de Bacharelado em Direito já estava prevista para ser implantada até 2020, mas foi antecipado o processo por deliberação dos órgãos colegiados do Câmpus. 


A criação do Curso de Direito em Arraias foi aprovada no Conselho Universitário da UFT (Consuni/UFT) em 06 de dezembro de 2017, conforme a Resolução nº 35/2017.

Abrangência

A UFT atende, além do município de Arraias, a demanda dos municípios de Paranã, Conceição do Tocantins, Natividade, Taipas, Ipueiras, Combinado, Novo Alegre, Lavandeira, Aurora do Tocantins, Taguatinga, Dianópolis, Palmeirópolis, São Salvador, Chapada de Natividade, Príncipe, Ponte Alta do Bom Jesus, no estado do Tocantins; e ainda, Campos Belos, Monte Alegre, Divinópolis, Terezina, Cavalcante, no estado de Goiás. 


Merece destaque, também, o atendimento ao Território do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga em Goiás e das Comunidades Quilombolas de Arraias: Comunidade Quilombola Kalunga, Mimoso, Lagoa da Pedra, Kaagados e Lagoa dos Patos

(Fonte: PPC Curso Direito Arraias)

Deixe um comentário