Servidores das redes estadual e municipal de Educação participam de formação na DRE de Arraias (TO)

A formação aconteceu
sexta-feira, 3, e no sábado 4, na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral
Combinado – 
Haroldo Silis Mendes/Governo do Tocantins

Reunião entre equipe gestora
da DRE Arraias, diretores, coordenadores pedagógicos e secretários municipais
de educação de Novo Alegre, Combinado, Lavandeira e Aurora para planejamento e
organização geral da 2 etapa de Formação Continuada, polo Combinado, realizada
nos dias 03 e 04 de maio.


Professores, manipuladoras de alimentos e auxiliares de serviços gerais, das redes estadual e municipal dos municípios de Combinado, Lavandeira, Novo Alegre e Aurora, participaram de formação continuada promovida pela Diretoria Regional de Educação (DRE) de Arraias. 


A formação aconteceu sexta-feira, 3, e no sábado 4, na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Combinado, com a participação de aproximadamente 220 profissionais da Educação das redes estadual e municipal.

As temáticas abordadas foram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Alfabetização e Letramento, Olimpíadas de Língua Portuguesa, Alfabetização em Libras e Orientações Básicas sobre Atendimento Educacional Especializado (AEE), Boas práticas de Manipulação de Alimentos e Higienização no ambiente Escolar.

Conforme explica o Diretor Regional de Educação de Arraias, Leonardo Victor dos Santos, a formação visa cumprir as metas 16 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014 – 2024) e 20 do Plano Estadual de Educação (PEE 2015 – 2025), além de fomentar boas práticas na escola. 


“Estamos cumprindo a Lei, tanto a 13.005 do PNE e quanto a 2.977 do PEE – TO, incentivando formações continuadas para profissionais da educação. 

Elas são importantes para que práticas exitosas das escolas sejam compartilhadas, além de contribuir com a melhoria dos processos de gestão, ensino e aprendizagem”, frisou.

Já a professora de alfabetização, Viviane Maria Rezende de Jesus, destacou que as formações continuadas são importantes para a socialização entre professores e o aprendizado coletivo. 


“Aqui podemos compartilhar vivências de sala de aula e aprender uns com os outros, além de receber direcionamentos para melhor atuação nas nossas escolas”, pontuou.

Esta foi a segunda etapa de formação continuada para os profissionais da educação básica das 17 escolas jurisdicionadas à Regional. 


“A formação foi realizada em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Secretarias e Escolas Municipais de Educação dos municípios participantes e Escolas Estaduais, em atendimento à estratégia 23.42, que refere-se ao pacto estadual entre instituições públicas presentes no Estado do Tocantins, visando o fortalecimento da educação básica e o alcance da meta 23, que objetiva a qualidade da educação básica do Estado”, reforçou o Diretor Regional. 

Ao todo, as formações são realizadas em três polos de ensino, com base no Calendário Escolar de 2019.

O Diretor Regional ainda frisou o objetivo de integrar todos os profissionais da Educação nessas formações. 


“Uma das metas é alcançar todos os professores, merendeiras, auxiliares de serviços gerais e, posteriormente, diretores e demais coordenadores, para que todos se sintam parte da rotina escolar e assim possamos melhorar além da qualidade do trabalho, a convivência no ambiente escolar e o desenvolvimento das atividades, numa perspectiva inclusiva”, finalizou.

Outros polos
O primeiro polo a realizar a formação foi o polo de Arraias, nos dias 26 e 27 de abril de 2019, e polo de Paranã, em 27 de abril. Após a formação em Combinado, o Polo de Paranã receberá outra formação, dias 17 e 18 de maio de 2019.

Deixe um comentário