Municípios do Sudeste recebem equipe da Cultura para mapeamento do artesanato
- On:
- 0 comentário
Ao todo, foram visitados na última semana 12 municípios da região Sudeste – Paranã, Arraias, Novo Alegre, Combinado, Lavandeira, Aurora do Tocantins, Taguatinga, Ponte Alta do Bom Jesus, Novo Jardim, Dianópolis, Rio da Conceição e Porto Alegre.
Assim como ocorreu com a primeira etapa, no Bico do Papagaio, a passagem pelo Sudeste do Estado registrou boa participação dos artesãos e disparidades, tanto no nível dos produtos quanto no apoio dos gestores municipais.
Arraias, uma das cidades mais antigas da região, figura como exemplo de cultura bem fomentada, presença de museu e frequência na realização de oficinas para aprimorar peças feitas com matérias-primas diversas, como argila, jatobá e madeira.
Já os artesãos das demais cidades não contam com incentivos municipais e se queixam da dificuldade de venda de peças e de qualificação de seus produtos. Associações formalizadas também são raras. O capim dourado é uma das matérias-primas da região, mas as oficinas de atualização em design também são escassas.
De acordo com o gerente de Fomento e Promoção da Cultura, Álvaro Junior, este trabalho de visitas ‘in loco’, com reuniões de sensibilização e aplicação de questionários visa apontar os gargalos existentes no desenvolvimento do artesanato e na preservação da cultural local em geral.
A próxima etapa do mapeamento cultural será realizada em oito municípios da região do Jalapão. Em Dianópolis, grupo se mostrou entusiasmado sobre participação em feiras