Projeto Conecta Jovem desenvolve políticas públicas de promoção e prevenção da saúde com a juventude de Dianópolis (TO)

Durante o mês de novembro, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), desenvolve nas escolas da rede estadual de ensino, a 2ª edição do projeto Conecta Jovem.

Nesta quarta-feira, 6, a ação itinerante foi desenvolvida no Centro de Ensino Médio Antônio Povoa, em Dianópolis, na região sudeste do Estado.  A programação fomentou as políticas públicas de promoção e prevenção à saúde, com oficinas de primeiros socorros, além de prevenção e combate a incêndios domésticos, promovidas pelo Corpo de Bombeiros Militar. O projeto tem ainda, o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). 

A programação também incluiu palestra sobre o Estatuto da Juventude e Estatuto da Criança e Adolescente, informações gerais sobre o programa do Governo do Tocantins, Jovem Trabalhador, além de emissão e orientações do programa Identidade Jovem (ID Jovem), do Governo Federal. 

O gerente de Políticas Públicas para a Juventude da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, Victor Augusto Guedes, reforça que o projeto Conecta Jovem tem como objetivo, disseminar informações sobre os direitos da juventude.

“A ação é desenvolvida nas escolas estaduais, por meio de programações teóricas e práticas que orientam os estudantes acerca dos direitos dos jovens. Em Dianópolis, consolidamos a parceria com o Corpo de Bombeiros para orientar a nossa juventude como lidar com situações adversas do cotidiano”, enfatizou.    

“Para nós é importante participar desses eventos, pois temos a oportunidade de disseminar os conhecimentos sobre primeiros socorros e combate a incêndios. É sempre uma honra compartilhar essas informações com a nossa juventude”, enfatizou o bombeiro militar, Leandro Ribeiro.  

2ª edição 

O projeto Conecta Jovem considera os eixos que integram o Estatuto da Juventude que prevê e garante a promoção social e política dos jovens entre 15 e 29 anos. A ação itinerante propõe programações que subsidiam o desenvolvimento das juventudes do Estado. Também considera que a política de juventude é intersetorial e está presente em todos os órgãos e áreas dos setores públicos, e de alguma forma atua direta ou indiretamente com a vida do cidadão jovem. 

“Eu achei legal aprender um pouco mais sobre primeiros socorros para poder ajudar outras pessoas. Estarei pronto, caso precise. Foi importante também conhecer um pouco mais sobre os direitos da juventude”, destacou o estudante Luiz Gustavo dos Anjos, 15 anos.