Bosque dos Buritis é o destino do projeto pedagógico da Escola “Cantinho Da Emília´´

A Escola Cantinho Da Emília – Heloisa Bufáiçal Brandão – situada na Rua 131, Setor Sul,  em Goiânia (GO), está implantando uma ação educacional muito bacana: Projeto Caminho Escola.

Projeto pedagógico é excursão com alunos da Escola Cantinho da Emilia, como piloto do projeto. 

É promovido e orientado pela Eco Academia de Letras, Ciências e Artes (E-ALCA) e tem autoria da arquiteta Narcisa Abreu Cordeiro, com outorga concedida à E-ALCA por Heloisa Bufáiçal Brandão.

O  Caminho Escola vai começar no  próximo dia 27.  A primeira excursão será no Bosque dos Buritis com visitação a uma nascente de água.

Após o mais antigo patrimônio paisagístico da capital,  a turma  vai à Praça Cívica, nos Palácio das Esmeraldas e aos monumentos. No final da tarde, será a vez do Museu Pedro Ludovico e visita ao painel histórico do IHGG.

A intenção é mergulhar os pequenos estudantes em dois mundos diferentes, mas de interação riquíssima: o meio ambiente e a política.

Bosques dos Buritis

O Bosque dos Buritis é um parque urbano, que fica no bairro Oeste, em Goiânia. É o mais antigo patrimônio paisagístico da capital. Foi projetado no Plano Oriental da Cidade para ser uma área verde. Possui 141.500 metros quadrados, cercado por árvores, lagos, e plantas rasteiras e conta com três lagoas artificiais abastecidas pelo córrego Buriti e por vários canais subterrâneos. Em uma delas está o maior jato d’água da América do Sul.

Desde a ocupação da cidade, a área vem experimentando muitas interferências que desfiguram suas características originais como, a vegetação nativa foi em certas partes substituída por plantas exóticas, restando somente 10% da vegetação original.

Já foram implantados no Bosque calçadão de cooper, alambrado, calçamento interno, meios-fios, lagos, cascatas e lanchonete. No local, se encontra edificado o Centro Livre de Artes, o Museu de Arte de Goiânia e duas obras que muito agradam o gosto dos goianienses e também dos turistas que passam por ali que são: o Monumento à Paz Mundial, que abriga terras provenientes dos mais diversos países e uma fonte que chega a atingir cinquenta metros de altura que é a maior da América do Sul.

Nesse local, lagos refrescantes, uma vasta vegetação e o som de pássaros e animais podem ser apreciados bem de perto pelo homem. Um meio ambiente preservado e valorizado numa região de clima ameno e úmido, com 749 metros de altitude e temperatura média de 22,9°C.