Chegada da imagem de Nossa Senhora D’Abadia muda para sempre a história de Taguatinga (TO)
Por Jefferson Victor,
A estátua do Cristo Redentor, no Morro do Corcovado, Rio de Janeiro, é uma das sete maravilhas do mundo e o principal cartão postal do Brasil, com 38 metros de altura.
No Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, foi inaugurada em 7 de junho de 2023 uma estátua gigante da santa, medindo 50 metros.
A estátua de Santa Rita de Cássia em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, totaliza 56 metros de altura, sendo um resplendor de 8 metros, o corpo da santa 32 metros e um pedestal de 6 metros.
Em Juazeiro do Norte, no Ceará, foi construída em 1969 a estátua do Padre Cícero, localizada na Colina do Horto, medindo 27 metros, e com a base chega aos 30 metros.
Todas essas localidades foram agraciadas com o significativo aumento de romeiros e turistas que injetam importantes divisas para seus municípios.
Em 10 de junho de 2024, foi a vez da cidade de Taguatinga, localizada na região Sudeste do Tocantins, que inaugurou a também gigantesca imagem de Nossa Senhora D’Abadia, um monumento fabricado em Goiânia, com 12 metros de altura e que, com a base de instalação, chegou aos 14 metros.
A idealização foi do atual prefeito de Taguatinga, Paulo Roberto, devido a uma promessa feita após ter recebido uma graça especial de sua saúde.
Ontem (10), ocorreu a Santa Missa de bênção desta imagem em comemoração ao aniversário da cidade, que celebrou 152 anos de emancipação política.
A imagem é a maior do estado do Tocantins e não se tem notícia de nenhuma com essa dimensão também em Goiás.
Nossa Senhora da Abadia é um título dado à Virgem Maria, invocada na Igreja Católica. A origem do nome provém da freguesia de Santa Maria do Bouro, no município de Amares, no norte de Portugal.
Esta devoção surgiu a partir de uma imagem proveniente do Mosteiro das Montanhas, na região de Braga, também em Portugal, no ano de 883.
No Brasil, a imagem é venerada, sobretudo, nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins e São Paulo.
“Acho de suma importância para o povo católico taguatinguense receber este presente no dia do aniversário da cidade. Representa a fé viva de um povo que aqui reside e ganha seu sustento para uma melhor vida familiar.
A imagem original chegou no ano de 1845 trazida pelos indígenas que a deixaram dizendo que viriam buscá-la, mas até hoje permanece aqui”, disse o Padre Luan, titular da paróquia de Taguatinga. Esse fato foi primordial para a escolha da padroeira.
A chegada dessa imagem de Nossa Senhora da Abadia em Taguatinga escreve uma das mais belas páginas da sua história. É um divisor de águas.
Sua história será contada com o antes e o depois desse inesquecível acontecimento. Felizes os que viveram para presenciar esse feito histórico que vai mudar para sempre a cidade de Taguatinga.
Pude presenciar pelas redes sociais o afeto, apreço, fé e religiosidade dos filhos de Taguatinga. Mesmo os que estão distantes manifestam o desejo de estarem nos festejos de agosto para presenciarem esse momento tão especial.
Vai haver um aumento significativo de romeiros devotos de Nossa Senhora D’Abadia. O local passa a ser o cartão postal não só de Taguatinga, mas também de todo o estado do Tocantins.
Nossos agradecimentos ao padre Luan, que nos atendeu com muita presteza, cordialidade e que nos prestigiou dando seu depoimento nesta matéria, abrilhantando esta publicação.
Parabéns aos envolvidos neste grandioso projeto, seus nomes estarão marcados eternamente na história de nossa cidade.