Delegacia do Meio ambiente investiga se há irregularidades em área desmatada em São Domingos (GO); MP também abre procedimento
Mais de 160 mil árvores estão sendo retiradas de uma área de 499 hectares no município de São Domingos, na região nordeste de Goiás.
A derrubada foi autorizada pela Semad, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás.
As árvores removidas, incluindo espécies protegidas, serão substituídas por áreas de criação de gado e lavouras.
O delegado Luziano de Carvalho, da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), disse que os moradores da região estão preocupados com o desmatamento.
A Dema investigará se o desmatamento está devidamente licenciado pelo órgão ambiental e se as margens dos rios estão sendo preservadas.
“Instauramos um procedimento, o delegado doutor Renato já está no local com peritos, fazendo levantamento da área, mesmo porque precisamos saber se estão atendendo toda condicionante da licença, por exemplo: áreas de preservação permanente, veredas, margens do rios, todos estão sendo protegidas?”, disse o delegado Luziano de Carvalho.
O promotor de justiça de São Domingos, Ivan de Souza, abriu procedimento para verificar possíveis irregularidades no desmatamento, o promotor solicitou explicações a SEMAD e do proprietário da área desmatada, ambos têm 15 dias para responder os questionamentos.