Rede ColaborAção promove direito humano à educação e à aprendizagem
A Rede ColaborAção Tocantins (RCT), por meio do Programa EducaTO, promoveu, no início de maio, o encontro de formação presencial do Módulo I.
O tema foi A educação como direito humano: perspectivas da avaliação para a garantia da aprendizagem, enfrentamento das desigualdades e respeito à diversidade, quando reuniu cerca de 400 cursistas .
O objetivo foi garantir a formação continuada para supervisores e orientadores de estudos com vistas a gestão e práticas pedagógicas dos anos finais do Ensino Fundamental, turmas multisseriadas da Educação do Campo, Indígena e Quilombola, de Atendimento Educacional Especializado, Educação de Jovens e Adultos, da Rede Intersetorial de Garantia da Aprendizagem dos Sistemas e Redes Municipais de Ensino.
O Programa EducaTO atende atualmente cerca de 4 mil cursistas vinculados a 105 redes e sistemas municipais de ensino do Estado do Tocantins, por meio de três projetos:
O AlfabeTO tem o objetivo de ofertar formação continuada para profissionais docentes e equipe técnico-pedagógico que atuam na escola com vistas ao fortalecimento do ensino e aprendizagem relativa à recomposição da alfabetização, à formação leitora, produção escrita e conhecimentos matemáticos;
O projeto GesTO vislumbra também apoiar as escolas municipais no processo de sistematização e implementação de estratégias e instrumentos de planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação da organização do trabalho pedagógico com vistas à constituição de metodologias específicas para a promoção dos processos de gestão e da prática pedagógica para uma alfabetização de qualidade e, consequentemente, a melhoria da aprendizagem dos estudantes em consequentemente, dos indicadores educacionais
O projeto DireiTO, objetiva orientar e acompanhar a elaboração e implementação de uma Rede Intersetorial para a Garantia da Aprendizagem com vistas a implantação de fluxos para atuação da rede de proteção, em especial a equipe multiprofissional das unidades escolares, os agentes do Bolsa Família, os representantes da Assistência Social, da Saúde e do Conselho Tutelar. garantir o acesso, a inclusão, a permanência, a segurança dos estudantes nas escolas.
O EducaTO promoveu, durante o primeiro encontro, atividades formativas presenciais, por meio de oficinas didático-pedagógicas para um público composto por Dirigentes Municipais de Educação, Supervisores Municipais e os Orientadores de Estudos dos respectivos projetos.
Os encontros foram realizados em espaços diversos: salas da Faculdade UNOPAR, no Auditório do Ministério Público e Auditório da Assembleia Legislativa, em Palmas-TO, dado número de participantes.
Para o Coordenador Geral da RCT, o professor Leonardo Victor dos Santos, esse encontro formativo presencial representa a materialização do compromisso assumido pelo Programa que consiste em contribuir com a melhoria dos processos de gestão, ensino e aprendizagem das redes e sistemas municipais de ensino do Estado do Tocantins.
“Esse trabalho só tem sido possível porque as instituições colaboradoras como Universidade Federal do Tocantins, Ministério Público, Undime-TO, Secretaria Estadual da Educação e Associação Tocantinense dos Municípios, com o apoio do Ministério da Educação, cumprem suas responsabilidades institucionais”.
O Programa Rede ColaborAção Tocantins (RCT) foi implementado em 2020, no início da pandemia da Covid-19, por representantes de instituições presentes no Estado do Tocantins: a UFT, o MPETO, a UNDIME – TO, a Seduc-TO e a ATM.
A Rede de ColaborAção representa a responsabilidade legal e social de promover e garantir a educação pública, com gestão pública, laica, democrática, inclusiva, emancipatória e de qualidade socialmente referenciada.
Nos últimos quatro anos a RCT assumiu o compromisso de proporcionar às redes e sistemas municipais de ensino/educação do Estado do Tocantins formação continuada, acompanhamento, monitoramento e avaliação, visando a constituição e institucionalização efetiva da autonomia municipal no planejamento e na implementação de suas políticas públicas educacionais, baseado no regime de colaboração e no pacto federativo, com a finalidade precípua de melhorar os processos de gestão e prática pedagógica, tendo como foco o fortalecimento das aprendizagens face ao enfrentamento da crise educacional agravada pela pandemia.
Para a professora Fabiana Fonseca Morais Dias dos Santos, Supervisora Municipal de Barrolândia, a RCT, por meio do EducaTO o sistema de ensino compreendeu a importância dos aspectos relacionados à legalidade, publicização, instrumentalização e sistematização, de todas as ações e demandas, sem exceção, no território ducacional, especilamente, no se refere avaliação, acompanhamento e monitoramento do processo pedagógico.
“As atividades desenvolvidas pelo EducaTO em 2022-2023 permitiu que o município pontuasse com êxito no ICMS Educacional e os alinhamentos oportunizados pela RCT, algumas vezes foram fundamentais para respondermos às demandas do MPTO, com maior segurança e autonomia. O aprendizado adquirido, como supervisora municipal, me trouxe pertencimento do EU QUERO FAZER!!! Reafirmo meu compromisso com a Rede ColaborAção Tocantins, pois é o movimento que faltava para o fortalecimento da educação municipal do Tocantins.”