Festival itinerante de cultura negra começou neste domingo na Chapada
Promovido pelo coletivo Por nós pretas do Cerrado (CPRETAC), o festival Meu povo canta realiza a primeira edição no domingo (21/4) e nos dias 4 e 18 de maio, na Chapada dos Veadeiros. Para ampliar as manifestações culturais goianas, o evento é pensado, organizado e executado por mulheres negras.
A idealizadora do projeto é a psicóloga Chiara Santos, que teve a ideia a partir da experiência de trabalhar no CRAS Novo Horizonte, onde os pacientes pediam por atividades de cultura e lazer. “Ajudar essas pessoas e comunidades traz a elas um pouco de paz. Levar cultura também é uma ferramenta de saúde mental”, diz.
A programação contou com uma roda de conversa com as psicólogas do Coletivo e oficina de respiração consciente guiada por Cassandra Carvalho Velôso.
Na sequência, ocorreu o show do intercâmbio cultural, que contará com artistas que trabalham com expressões da cultura negra tradicional de outras regiões do país, como samba, forró e samba de coco.
“Acho que a nossa proposta principal é escutar e tentar entender o que está adoecendo, o que está fortalecendo, como é que a comunidade percebe essas expressões culturais, uma herança linda que a gente recebeu e nos ajuda a lidar com os desafios”, declara Chiara.
Um palco aberto destinado a estimular artistas da comunidade a demonstrarem seus talentos faz parte do projeto.
Para encerrar a vivência, o Festival contou com uma apresentação de cultura tradicional goiana.
O projeto foi contemplado pelo Edital 14 — Patrimônio Material e Imaterial do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023, com produção do Coletivo Pretas do Cerrado.
A psicóloga ressalta que é um festival feito pela comunidade para a comunidade, que celebra as potências do lugar. “A programação traz diversidade. Estamos falando de cultura negra, de como ela contribuiu para a música, para a cultura, para a arte aqui no Brasil.”
Confira a programação completa
Domingo (21/4) – Povoado do Moinho (Remanescente de Quilombo) , na Quadra de esportes
13h às 14h30: Vivência Preta com o Coletivo pretas do Cerrado. Roda de Conversa com a psicóloga Chiara Santos (CRP 09/07559) e oficina de respiração consciente guiada por Cassandra Carvalho Velôso
15h às 16h: Roda de Samba | Bota pra Sambar. Atração intercâmbio cultural
16h às 17h: Palco Aberto
17h às 19h: Sr. Dédé. Atração Tradicional Goiana
04/5 – Região dos Assentamentos da Agricultura Familiar (P.A. Silvio Rodrigues, P.A. Dorcelina Folador I e II e P.A. Esuza),no Rancho da Dona Luzia (restaurante e ponto de encontro de foliões da comunidade)
15h às 16h30: Vivência Preta com o Coletivo pretas do Cerrado. Roda de Conversa com psicóloga Bruna lanara (CRP 09/013548) e oficina de respiração consciente guiada por Cassandra Carvalho Velôso
17h às 18h: Músicas autorais com Juju Erê. Atração intercâmbio cultural
18h às 19h: Palco Aberto
19h às 21h: Trio Buritis – Celiomar Vidal. Atração Tradicional Goiana
18/5 – Povoado do Sertão (Remanescente de Quilombo), no Quintal da Dona Andrelina
15h às 16h30: Vivência Preta com o Coletivo pretas do Cerrado. Roda de Conversa com psicóloga Paola Gomes (CRP 09/016510) e oficina de respiração consciente guiada por Cassandra Carvalho Velôso
17h às 18h: Forró para todes – Samba de Coco. Atração intercâmbio cultural
18h às 19h: Palco Aberto
19h às 21h: Dupla sertaneja Léo e Santiago. Atração Tradicional Goiana
Serviço:
Meu Povo Canta: Festival Itinerante de Cultura Negra no Cerrado, no domingo (21/4) e nos dias 4 e 18 de maio, nas Comunidades rurais de Alto Paraíso – GO. Entrada franca.
Com texto do CB