Projeto vai identificar necessidades das comunidades quilombolas do Tocantins
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) lançou o projeto Luzeiro com o objetivo de identificar as demandas dos povos e comunidades tradicionais, bem como mobilizar as instituições responsáveis pelo desenvolvimento de políticas públicas.
O projeto tem como foco a realização de um diagnóstico participativo para compreender as necessidades das comunidades quilombolas no estado.
A apresentação do projeto ocorreu na Promotoria de Justiça de Arraias e contou com a presença de representantes da comunidade quilombola Kalunga do Mimoso, integrantes do MPTO, gestores públicos, pesquisadores e o Judiciário local.
Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso
A comunidade quilombola Kalunga do Mimoso é oficialmente reconhecida pelo Governo brasileiro, fica localizada nos Municípios de Arraias e Paranã, é composta por 250 pessoas e enfrenta diversos desafios relacionados à preservação e valorização de sua cultura e aos direitos essenciais.
Com o projeto Luzeiro, espera-se conhecer melhor as necessidades dessa comunidade e contribuir para a elaboração de políticas mais efetivas em seu benefício.
Etapas do projeto
O projeto será desenvolvido em sete etapas, dentre as quais está incluída a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Integral entre as instituições e a comunidade.