Estudante do IF-Goiano de Campos Belos (GO) vence Concurso Literário do Flipira (SP) e será premiada na terça-feira (23)
Ocorre na próxima terça-feira (23) a cerimônia de premiação do Concurso Literário Flipira, Festa Literária de Piracicaba (SP) de 2023.
O evento vai acontecer na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e está marcado para começar a partir das 15h. Na premiação, os vencedores das categorias Aluno do Ensino Médio e Adulto.
A edição de 2023 teve como temas o escritor piracicabano Thales Castanho de Andrade, o meio ambiente e o rio Piracicaba.
Na cerimônia de premiação, além da entrega dos diplomas, os participantes vão poder conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra do escritor de Piracicaba.
Na categoria aluno de ensino médio, quatro participantes foram os ganhadores, já que dois empataram em terceiro lugar.
A primeira colocada foi a aluna Ariane Sousa de Menezes, de Campos Belos (GO), do Instituto Federal Goiano.
O segundo colocado foi o aluno do IFSP, Campus Piracicaba, Armani Rossini. Os dois classificados em terceiro lugar foram Camila Arrebola, de Santo Inácio (PR) e Daniel Francisco Habechian Negri Salim, do Instituto Baroneza de Rezende, em Piracicaba.
Já na categoria adulto, o texto Animais – águas e nós, de Diogo Tadeu Silveira, da cidade de Oliveira (MG), foi selecionado em primeiro lugar.
A segunda colocada foi Rafaela A. Schendroski Silva, de Santa Bárbara d’Oeste (SP), com o texto A Senhora dos gatos da Rua 14. O terceiro colocado, de Andaraí (BA), foi William Roberto Fraga Ramires, com o texto Cem anos de luta.
De acordo com o presidente da APL (Academia Piracicabana de Letras), Vitor Vencovsky, o concurso, que teve inscritos de todas as regiões do Brasil, foi uma forma de divulgar a obra e o legado do escritor piracicabano Thales Castanho de Araújo.
“Para a APL, o concurso foi uma forma de divulgar para o Brasil o trabalho do Thales Castanho de Andrade e as questões ambientais da atualidade que envolvem o Rio Piracicaba.
Os acadêmicos estão muito felizes pela oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da literatura brasileira”, disse. ”A Flipira é um dos mais importantes eventos literários de Piracicaba.
Em sua quarta edição, realizada ano passado nos dias 24, 25 e 26 de novembro, reuniu no Engenho Central mais de 5 mil pessoas, principalmente de crianças e jovens. Recebemos inscrições de 16 estados brasileiros e uma do Japão”, completou.
A Comissão Julgadora foi composta por André Bueno de Oliveira, Mariana Camolese, Raquel Delvaje, Thiago Bonfim.
O Flipira é uma realização da APL (Academia Piracicabana de Letras), IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) e Pecege. Tem apoio da Prefeitura de Piracicaba, Semac (Secretaria da Ação Cultural), Biblioteca Municipal, Fealq, Golp, Clip e Neurônio adicional, e patrocínio do Colégio Objetivo, Acipi e Rotary.