Turistas terão que pagar taxa para entrar em Alto Paraíso (GO)
A Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás implementou uma nova taxa de ambiental para os visitantes que cheguem na cidade. Para poder utilizar o espaço da cidade, as pessoas terão que R$ 20 referente à Taxa de Conservação Ambiental (TCA).
A medida já entrou em vigor na última sexta-feira Santa (29/03). Além do valor já pago para adentrar em cachoeiras particulares, cada visitante terá que desembolsar R$ 20 por cada semana que estiver no município goiano.
Pensando em evitar filas, o pagamento pode ser realizado também pelo site da Prefeitura. Com o pagamento feito, um QR Code deve ser mostrado nas portarias instaladas nos atrativos, hospedagens e outras instalações destinadas a visitantes.
Pessoas maiores de 60 anos, menores de 12 anos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida não pagam a taxa.
O Decreto Nº 2.224/2024 foi assinado pelo prefeito de Alto Paraíso de Goiás, Marcos Adilson Rinco, em 26 de março, e regulamenta o artigo 211 do Código Tributário Municipal, no que tange à fiscalização do pagamento da taxa de ambiental e estabelece a obrigatoriedade do uso da plataforma de controle de entrada e saída de turistas pelos atrativos turísticos do município, conforme inserido pela Lei Complementar nº 064/2023.
O pagamento da taxa é obrigatório e caso o visitante se recuse a pagar, além do valor da taxa, será cobrada uma multa de 20 UFAP’s e o valor será inscrito em dívida ativa.