Assembleia aprova Lei de Claudia Lelis que institui as Cavalhadas de Taguatinga (TO) como evento do calendário cultural do Tocantins
O Projeto de Lei nº 377/2023 de autoria da deputada estadual Claudia Lelis (PV) aprovado na Assembleia Legislativa institui as Cavalhadas de Taguatinga como evento do Calendário Cultural do Estado do Tocantins.
A Lei estabelece que o evento deverá ser realizado anualmente, no mês de agosto, quando ocorrem os festejos de Nossa Senhora D’Abadia, padroeira da cidade. A Lei segue para sanção do Governo do Estado.
Para a deputada Claudia Lelis, o PL tem como objetivo manter a tradição trazida ao Brasil, por portugueses e espanhóis, no século XVIII, fomentando o turismo, o folclore e os costumes, promovendo assim a prática cultural no Tocantins.
“As Cavalgadas de Taquatinga contribuem para o turismo cultural, atraindo visitantes interessados em vivenciar e apreciar nossa rica herança cultural.
Esta Lei irá contribuir ainda mais para preservar e promover as tradições locais, pois não apenas fortalece a identidade cultural da região, mas também impulsiona o turismo, gerando benefícios econômicos e sociais”, reforçou Claudia Lelis.
O ex prefeito de Taguatinga, Miranda comemorou a aprovação da Lei e destacou a importância para Cidade, “sempre lutei por essa valorização das nossas cavalhadas, juntamente com o presidente da associação Rodsom Almeida, e hoje termos uma Lei com essa aprovada na Assembleia, temos a além da valorização cultural, a oportunidade de aumentar a busca por recursos para fazer esse evento ainda mais bonito e melhor”, destacou Miranda.