Golpismo: PF cumpre sete mandados de apreensão e um de prisão em nova fase da Lesa Pátria, em Niquelândia (GO)
A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta terça-feira (28), mandados de busca e apreensão em endereços de sete investigados por envolvimento nas invasões e depredações das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.
As ações fazem parte da 21ª fase da operação Lesa Pátria.
De acordo com a PF, foram realizados mandados de busca e apreensão em Niquelândia (GO) e Teresina (PI), além da expedição de um mandado de prisão.
Os sete investigados estariam envolvidos nos atos de violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF).
Ele são suspeitos, conforme a PF, de incitação, fomentação ou participação nas invasões do começo do ano e podem responder pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, além de destruição, deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.
Na última terça-feira, a PF havia deflagrado a 20ª fase da Lesa Pátria. Na ocasião, mandados de busca e apreensão, e também de prisão, foram cumpridos em duas cidades da Paraíba, e três do Mato Grosso.
Os alvos eram suspeitos de gravar vídeos durante a invasão ao Palácio do Planalto, publica-los nas redes sociais, incentivando outras pessoas a participarem de ataques.
Até o momento, a Lesa Pátria cumpriu, em todas suas fases, 89 mandados de prisão e 374 mandados de busca e apreensão.