Plataforma digital é lançada para arrecadar doações a projetos e organizações de todo o país

Criada com financiamento da Meta, a Sou Solução é uma iniciativa que estimula a cultura de doação. Primeiras campanhas têm o objetivo de criar o primeiro café inclusivo do Paraná e um pet hotel com clínica de reabilitação de cães

Em maio de 2023, a jornalista Ana Flavia Silva recebeu a notícia de sua seleção para o programa “Acelerando Negócios Digitais”, iniciativa promovida pela Meta em colaboração com o International Center for Journalists (ICFJ).

Depois de seis meses de formação, ela recebeu o aporte financeiro de 15 mil dólares e o impulso para começar um novo projeto de vida.

Nasceu assim, a Sou Solução, uma plataforma digital que vai apresentar organizações e projetos sociais criados Brasil afora e possibilitar que pessoas e empresas façam doações on-line para transformar sonhos em realidade. 

“Fui selecionada no programa apresentando um portal de jornalismo de soluções e boas histórias que criei em 2017.

A ideia inicial era apresentar um projeto de sustentabilidade financeira para esse mesmo portal, mas eu decidi criar uma coisa nova”, explica Ana Flavia que, com a inquietação de quem busca “ser a mudança que quer ver no mundo”, apostou em uma tecnologia capaz de impactar uma rede maior de pessoas.

Assim, usou o investimento recebido para financiar o desenvolvimento da plataforma, contratar colaboradores, produzir conteúdo audiovisual sobre as primeiras organizações selecionadas e receber consultoria jurídica. 

“Cada um de nós pode ser a boa notícia que queremos ver. A intenção é conectar as nossas forças para gerar transformação e mostrar que somos parte da mudança, somos a solução. Nós queremos mostrar que as doações, por menores que sejam, fazem uma grande diferença”, afirma Ana Flavia. 

Cultura de doação

O mês de lançamento da Sou Solução não foi escolhido por acaso. É em novembro que acontece o Dia de Doar, movimento global chamado de GivingTuesday que estimula a generosidade por meio da conexão de pessoas com causas socioambientais e ações solidárias.

Neste ano, o Dia de Doar acontece em 28 de novembro, sendo realizado sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), em uma resposta consciente à Black Friday e à Cyber Monday. 

“Acreditamos no poder da generosidade para transformar vidas e o Dia de Doar é um movimento que inspira atitudes positivas.

A Sou Solução é nossa resposta concreta a esse chamado à ação, proporcionando a pessoas e empresas a oportunidade de serem agentes de mudança através de doações acessíveis a partir de R$ 5,00. Elas ainda poderão conhecer exemplos incríveis e, quem sabe, sentirão estímulo para também criarem projetos em suas comunidades”, pontua Ana Flavia.

Modelo de Negócios

Cada história apresentada na plataforma é verificada e validada por uma equipe de jornalistas, garantindo que os doadores possam contribuir com confiança, sabendo que estão fazendo a diferença de maneira mensurável. 

A equipe também acompanha os beneficiários para mostrar como os recursos são aplicados. As histórias e os resultados ficam disponíveis no site e no portal Tudo Já Existe. Além disso, a plataforma divulgará semestralmente um balanço detalhado de todas as arrecadações e doações, oferecendo uma visão completa do impacto gerado.

Para manter essa operação, a Sou Solução manterá uma taxa de 10% sobre os recursos arrecadados, como parte dos contratos assinados com os beneficiários. Isso garante a sustentabilidade financeira do projeto e a qualidade do serviço prestado. 

Primeiro café inclusivo do Paraná

Os dois primeiros beneficiados pela Sou Solução já foram selecionados. Um deles é a Universidade Livre do Esporte (ULE), de Curitiba (PR), que tem trabalhado para apoiar famílias de crianças e adolescentes com deficiência física ou intelectual.

Como parte desse esforço, a organização planeja lançar o primeiro café inclusivo do Paraná, gerenciado exclusivamente por pessoas com autismo e síndrome de Down. Para isso, a ULE precisa arrecadar R$ 50 mil pela plataforma Sou Solução.

A proposta é alcançar o valor até metade de dezembro, para que o projeto comece a sair do papel já no início do próximo ano.

O café será construído junto à sede da Universidade Livre do Esporte, no bairro Bom Retiro, Com espaço para atender entre 40 e 60 pessoas, a premissa é que seja um café-escola, em que tudo seja produzido e vendido no local.

“Vai ser um espaço diferente, afetivo, de muito aprendizado e geração de oportunidades. Tenho orgulho de dizer que vamos ofertar muita mão de obra qualificada para o mercado”, conta a diretora administrativa da ULE, Denise Mendonça Bueno. 

Pet hotel e clínica de reabilitação de cães

A segunda iniciativa selecionada para a estreia da Sou Solução tem a meta de transformar o Recanto Francisscão, espaço dedicado ao cuidado e resgate animal localizado em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR).

A proposta é transformar o abrigo em um pet hotel e clínica de reabilitação de cães, para gerar recursos que devem ajudar a manter o trabalho de proteção.

“Desde que entrei aqui, percebi o enorme potencial desse lugar”, diz a voluntária Mariane Rodrigues de Carvalho. Estudante do último ano de Arquitetura, ela até já tem no papel um projeto estrutural para o novo Recanto Francisscão.

“A gente precisa delimitar melhor os espaços e fazer adequações para caminhar em direção ao nosso sonho”, explica.