Governo federal faz visita técnica do Projeto Experiências do Brasil Original na Chapada dos Veadeiros (GO)

Técnicos do Ministério do Turismo fizeram uma importante visita ao segundo maior bioma da América do Sul – o cerrado.

Os técnicos do Ministério e da Universidade Federal Fluminense (UFF) estão no Povoado Quilombola do Moinho, na Chapada dos Veadeiros (GO) para promover o diagnóstico do roteiro e levantar possíveis potencialidades turísticas da rota selecionada para participar do Projeto Experiências do Brasil Original (EBO).

“O turismo de base comunitária é uma grande tendência e uma poderosa ferramenta para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades locais e proteger nosso patrimônio cultural e ambiental.

Com o Brasil Original, vamos envolver os moradores locais na gestão do turismo, garantindo desenvolvimento econômico local e a preservação das tradições originárias de cada região” afirma o ministro do Turismo, Celso Sabino.

O Povoado Quilombola do Moinho está situado a aproximadamente 12km da cidade de Alto Paraíso (GO), cercado por montanhas e rios de águas cristalinas.

De origem quilombola, a região é conhecida pela sua rica biodiversidade e pelas alternativas de cura que a comunidade apresenta, por meio de ervas medicinais, produção de alimentos orgânicos, geralmente produzidos em agrofloresta, e saberes diversos da terra.

O MTur e a UFF concluíram, no mês de julho, quatro visitas técnicas, sendo duas no Pará, na Terra Quilombo África em Moju e na Comunidade Indígena Borari em Alter do Chão; uma em Normandia (RR) na Comunidade Indígena Raposa I; e uma em Alto Paraíso (GO) no Quilombo Povoado Moinho.

Os diagnósticos nortearão as ações do Experiências do Brasil Original para desenvolver, de forma estratégica, o turismo nesses locais.

Todas as rotas e territórios escolhidos para integrar o projeto foram selecionados em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Ministério da Igualdade Racial (MIR), Ministério dos Povos Indígenas (MPI), a FUNAI e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

EBO – O Projeto Experiências do Brasil Original objetiva fortalecer e fomentar o turismo de base comunitária em territórios indígenas e quilombolas, de forma responsável e sustentável.

Clique AQUI para saber mais.

Deixe um comentário