Dezenas de crianças levantam de madrugada e enfrentam ônibus precário, pontes quebradas e muita lama para irem à escola
É muitíssima delicada a situação de dezenas de crianças estudantes do município de Aurora do Tocantins (TO), sudeste do estado, região das Serras Gerais.
Os pais estão desesperados.
Eles moram em fazendas e todos os dias precisam de uma condução escolar para levar seus filhos da zona rural para as escolas na área urbana.
É aí que mora os incontáveis perigos e irresponsabilidades de governantes e administradores públicos.
“Estou aqui para pedir sua ajuda. Moro na Lagoa Feia, município de Aurora do Tocantins, e quero relatar o descaso que está acontecendo com nossas crianças.
Tenho 2 filhos. Um de 6 anos e outro de 8 anos. Já faz quatro semanas que o ônibus não está passando e nossas crianças aqui da região estão sendo prejudicadas.
Aqui na região tem cerca de 30 alunos que estão perdendo aulas. Meu filho, por exemplo, tem muita dificuldade na escola.
O ônibus está estragado, o freio está ruim, o limpador de para brisas estragado, sem contar com a ponte que está precária. Estamos vendo a hora dela cair.
Já foi passado ao prefeito da Aurora, mas nada fez por nós. Então peço a sua ajuda, como cidadã e principalmente como mãe.
Porque se trata de crianças e aqui tem crianças até de 2 anos que vai no ônibus e o prefeito não está nem aí para nós”, desabafa uma mãe, num relato impactante, que dói na alma de todos nós.
Uma outra mãe disse que apenas um único ônibus está disponível para uma rota de 80 km em estrada de chão.
O veículo sai da cidade de Aurora do Tocantins às 4 horas da manhã.
O primeiro aluno, uma criança de 6 anos, tem que estar no ponto à 5h da manhã. Para isso, tem que se levantar às 4h, para se alimentar e se preparar para a escola.
Imagens enviadas ao BLOG mostra a criancinha, ainda no escuro da madrugada, apanhando o ônibus.
Uma crueldade sem tamanho com um ser humano que acaba de vir ao mundo e nem sabe direito o porque estão impondo a ela tanto sofrimento.
Sinceramente, isso não justo, não é decente. Não é o queremos para as nossas crianças.
Após apanhar o veículo, anda-se outras dezenas de quilômetros, em busca de mais crianças da rota, em em estradas ruins e perigosas, com sacolejo e pontes perigosas.
Um dos pais foi a uma das pontes e fez filmagens do local para mostrar que a qualquer momento uma tragédia pode ocorrer, inclusive com mortes, de tão precária está a passagem sobre um rio.
No percurso, muita chuva, lama e o ônibus com teto furado e lotado.
Os absurdos são incontáveis.
Um tapa na cara de todo cidadão de Aurora; uma tapa na cara de todo cidadão do Tocantins; um tapa na cara de todo cidadão brasileiro.
O Fundeb despeja bilhões de reais anualmente às prefeitura e as crianças são tratadas dessa forma.
A pergunta é: a cidade não tem prefeito? não tem vereadores? não tem secretários e gestores?
Onde estão todos que não consegue enxergar tamanha bizarrice?
São ações fáceis de se fazer. Há dinheiro, falta vontade política.
Basta diluir a linha de ônibus em várias outras e inserir novos carros. Basta mapear os pontos críticos das rotas e fazer as obras necessárias.
Ontem o BLOG entrou em contato com o prefeito Ney Nascimento, de Aurora do Tocantins. Foi apresentados vídeos e reclamações.
O prefeito ficou de enviar uma nota explicando o que de fato está ocorrendo em sua Administração.
Até o final da edição deste texto, o prefeito ainda não tinha enviado a nota ou qualquer outra explicação.
Assista aos vídeos e tire você mesmo suas conclusões de que sociedade nós queremos ter.