Após demissão de médicos, dezenas de cirurgias eletivas do Hospital Regional de Arraias (TO) são canceladas

Dezenas de cirurgias eletivas do Hospital Regional de Arraias (TO), sudeste do estado, foram canceladas nesta semana e gerou enorme revolta na comunidade.

Uma das pacientes é Dona Lerinda, da região quilombola do Mimoso.

Ela estava na fila para um procedimento cirúrgico de retirada de pedra da vesícula, marcado para o próximo dia 5 de abril.

Mas foi chamada pela direção do Hospital, que informou a ela sobre a desmarcação da cirurgia, com data ainda indefinida.

Dona Lerinda está na fila de espera desde dezembro ano passado.

Agora ela vai voltar para a fazenda onde mora, a 100 km de Arraias, sem saber quando poderá ter a sua saúde reestabelecida.

O Blog descobriu que um dos motivos dos cancelamentos em massa dos procedimentos se deve à demissão de dois médicos especialistas, uma anestesista e um cirurgião do aparelho digestivo, que prestavam serviço à unidade de Arraias há mais de um ano, com um belíssimo trabalho, motivo de rasgados elogios da comunidade.

O casal de médico e outros profissionais estavam atendendo toda a região com esse trabalho e teriam levado o hospital de Arraias à 7ª colocação no estado com os procedimentos, resolvendo uma alta demanda reprimida de casos de cirurgias eletivas.

Os médicos teriam pedido demissão em virtude da inflexibilidade do novo diretor do Hospital Regional de Arraias, que não teria aceitado os horários de trabalho deles.

Além de Arraias, os dois médicos também prestam serviço em três hospitais de Posse (GO) e conciliavam as idas e vindas entre as duas cidades, com flexibilidades de horários, como já é de costume a concessão aos profissionais de saúde.

Mas a nova direção da unidade de Arraias, em cumprimento a ordens da Secretaria Estadual de Saúde, teria engessado os horários, o que teria impedido a prestação de serviço em Posse (GO). Diante da situação e não restando outra alternativa, ambos os médicos pediram demissão.

A falta de habilidade política da Secretaria de Saúde teria ocasionado as demissões e os consequentes cancelamentos das cirurgias.  

O Blog procurou o novo diretor do Hospital Regional de Arraias para ele se posicionar e dar a sua versão dos fatos.

Numa ligação, o diretor disse que a Secretaria de Saúde do Estado iria expedir uma nota à imprensa sobre o caso.

À tarde, o Blog novamente cobrou uma posição. O servidor disse que “quando o estado encaminhar, você terá acesso nas redes”.  

Deixe um comentário