Há algo de muito estranho na UPA de Campos Belos (GO)
- On:
- 0 comentário
Há algo muito estanho na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Campos Belos (GO), nordeste do estado.
Um familiar de uma paciente procurou o BLOG, nesta segunda-feira (27), para fazer uma denúncia.
Ela disse que sua mãe está internada no local e precisa fazer um exame de imagem.
Há uma suspeita de AVC (Acidente Vascular Cerebral) grave e a idosa precisa de uma tomografia computadorizada, serviço que não é feito pelo SUS ( Sistema Único de Saúde) na cidade.
Somente se faz o exame em unidades privadas de Campos Belos. A família, então, começou a juntar dinheiro entre os parentes para poder realizar o procedimento.
Mas o familiar foi surpreendido com um “pedido” inusitado da UPA. “Não faça o exame na clínica “A”, porque aqui só recebe os exames da clínica “B””.
Mas a Clínica “A” faz os exames com os menores preços e seria a preferida da família.
A moça, chateada, procurou o BLOG dizendo que médicos da Clínica B trabalham na UPA e disse que não aceitariam imposição deles.
O BLOG procurou a Secretaria Municipal de Saúde para se posicionar sobre o estranho pedido de obrigação de se escolher um determinado ente privado para a realização dos exames.
A Pasta respondeu que não há uma obrigação, mas há uma recomendação de se procurar a Clínica B, pois os exames apresentarem melhores resoluções nas imagens.
Ao saber da resposta, o familiar da paciente voltou a informar que não foi uma recomendação. “Foi uma imposição e tenho como provar”.
Nossa opinião
Claro que não vamos entrar aqui na seara se os exames da Clínica “A” são bons ou não, porque somente técnicos e os próprios fiscais do Estado poderiam avaliar essa eficiência.
Mas, de sorte, há um insulto contra o código de defesa do consumidor, ao se tirar o arbítrio, a livre escolha do consumidor em optar entre um serviço e outro.
De toda sorte, é muito sofrimento.
Você com um ente familiar numa situação delicadíssima, acamado, a ponto de perder a vida, e ainda ter que passar por esses dissabores sem a mínima necessidade. E pagando caro!
A orientação é que se procure o Ministério Público e informe à Promotoria local o que está se passando no serviço público de Campos Belos.
A mão forte do Estado não pode ficar ao largo dessa situação constrangedora e surreal.