Um dos mais conceituados jornalistas do Tocantins é de Monte Alegre (GO) e assume Cultura do estado
Um dos mais conceituados e prestigiados jornalistas e pioneiros do Estado do Tocantins é de Monte Alegre de Goiás, nordeste do estado, região da Chapada dos Veadeiros.
Semana passada ele foi nomeado como o novo Secretário de Cultura do Tocantins.
Nascido em 1954, Tião Pinheiro tem hoje 68 anos, também é radialista com 44 anos de profissão, poeta com cinco livros publicados (‘Janelas’, ‘Vôo Esperança’, ‘Calundu’ e ‘De sonhos de construção’), compositor com três discos lançados (‘Chave’, ‘Lugares’ e ‘Alma Leve’) e músicas gravadas por artistas como Oswaldo Montenegro, Trio Yucatan, Tropical Trio, Paulinho Pedra Azul, Maria Eugênia, Thales Jr, o franco-argentino Jean Pierre Noher, entre outros.
É formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Master em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra (Pamplona-Espanha) e Centro de Extensão Universitária de São Paulo.
Iniciou sua carreira em 1978 como revisor na Folha de Goyaz (Diários Associados) em Goiânia-GO, onde atuou também como repórter.
Antes, foi colaborador em suplementos culturais da capital goiana.
Atuou também em O Popular e desde 1988 passou a ocupar a editoria-geral do Jornal do Tocantins, acumulada com a de supervisor editorial do Jornal Daqui (Palmas) e coordenador de jornalismo da CBN Tocantins (Palmas e Araguaína), tendo atuado também como comentarista e foi ainda noticiarista das rádios Araguaia Palmas/Porto Nacional/Gurupi/Araguaína, funções das quais se licenciou ao se afastar do GJC para assumir a diretoria de comunicação do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).
Durante quase 20 anos atuou como repórter da área cultural em Goiás, onde ganhou o Prêmio Tiokô de Comunicação da União Brasileira de Escritores-Goiás por seu trabalho nesse segmento e onde mantém intenso trabalho na criação cultural, além do Prêmio Abraciclo de Jornalismo e integra equipe do Jornal do Tocantins finalista do Prêmio Esso de Jornalismo de 2005 com a capa Adeus a João Paulo II em nível nacional, entre outros.
Membro das academias Tocantinense (ATL), Palmense (APL) e da Academia de Letras e Artes do Nordeste Goiano (Alaneg) e da União Brasileira de Escritores-Seccional Goiás-UBE-GO, Tião Pinheiro tem títulos de cidadania do Tocantins, Palmas, Porto Nacional e Arraias e de honra ao mérito de Barra do Garças-MS.
Novo projeto
Recentemente Tião Pinheiro deu início ao seu novo projeto artístico denominado ‘Tião Pinheiro – De amor e de afeto’ com uma live recheada de atrações para o lançamento do seu sexto livro de poemas ‘Amorosamente’, contemplado pelo edital do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic 2019) da Fundação Cultural de Palmas (FCP).
O evento acontece nesta sexta-feira, 25, às 20 horas, transmitido pelos canais do autor no YouTube, Facebook e Instagram.
Entre as participações especiais estão ‘A Barraca Cia de Artes’, as atrizes Luciana Assunção e Ana Kamila Castaño, os músicos Genésio Tocantins, Léo Pinheiro, Maria Eugênia, Dorivã, Nacha Moretto, Jorge Menares, Écio Duarte – que estarão também no disco ‘Tempo ao Tempo’ a ser lançado em breve.
Também estarão presentes pessoas da área acadêmica, familiares e amigos, muitos deles integrantes do ‘Abacateiro’, coletivo à sombra do qual criadores se juntam para compor, ouvir, mostrar canções e celebrar o afeto.
A produção é da Agência Public, com apresentação da jornalista Jocyelma Santana e interatividade com o público a cargo da jornalista Valéria Kurovski.
O livro
Com um total de 214 poemas divididos em cinco blocos – ‘Sonhares e nasceres’, ‘Chegadas e acolhidas’, ‘Partidas e desmantelos’, ‘Renasceres e viveres’ e ‘Marcas e saudades’ – ‘Amorosamente’ aborda os mais distintos sentimentos sempre de uma forma leve.
Do encontro ao desencontro, do só à multidão, do sombrio à luminosidade, Tião Pinheiro propõe no livro que sempre após a noite haverá o dia, que após a partida haverá um porto e que após a malquerença haverá de surgir o amor.
A exemplo do que fez nos dois últimos trabalhos do escritor, Marcelo Soares da Silva assina o projeto gráfico, em que traduz através do seu traço mais essa viagem poética proposta pelo Autor.
O projeto conta ainda com quadros da artista Júlia d´Paula, de apenas 13 anos, ‘O banco´, ‘Dueto’ e ‘Amorosamente’ e um autorretrato realizado pelo jornalista e artista visual, Núbio Brito.
As fotos profissionais são de Anderson Vaz, e a impressão da Kelps, editora com larga experiência e envolvimento com a literatura de Goiás e do Tocantins que também disponibilizará a versão e-book nas plataformas digitais.
Com texto do Conexão Tocantins