Em Campos Belos (GO), projeto pedagógico estimula o surgimento de pequenos escritores
A educação transforma vidas.
É com esse pensamento que a educadora Laise Santos de Lima idealizou um projeto para estimular a criatividade de pequenos estudantes na escola municipal Niedja de Souza Machado, em Campos Belos (GO).
A intenção foi transformar os estudantes em pequenos e iniciantes escritores.
O projeto está vinculado a editora Estante Mágica (Estrela Literária), que estabelece parcerias gratuitas com escolas públicas e particulares para que alunos criem histórias próprias em sala de aula e, depois as transformam em livros.
Participaram da atividade alunos das turmas dos 5º anos (A, B e C) do ensino Fundamental I.
Segundo a professora Laise Santos, o projeto investe no estímulo à literatura para desenvolver a imaginação e despertar a criatividade das crianças.
As iniciativas das professoras somaram quase 90 livros, de autores mirins da unidade escolar, para concretizar e expor o trabalho incrível dessas profissionais.
A exposição foi realizado no último sábado (17), na Câmara Municipal de Campos Belos, numa noite de autógrafos.
Nela, as obras foram apresentadas às famílias por meio de uma cerimônia, que contou com a participação do cerimonialista e professor também da rede municipal Roni Rego.
Durante a cerimônia, os alunos realizaram apresentações de músicas, num lindo coral envolvendo as três turmas; leitura do cordel, além da entrega de certificados aos autores mirins pelas autoridades presentes.
O prefeito de Campos Belos, Pablo Geovanni; a secretária de Educação, Reginalda Galvão; presidemte da Câmara de Vereadores, Ivone do Touro, e a diretora da Escola, Eleny Damasceno, prestigiaram o evento.
professores e pais corujas também compareceram e lotaram o salão nobre da Câmara de Vereadores.
Ainda de acordo com a professora Laise Lima, a criação do primeiro livro para uma criança é uma forma de impacto para seu futuro, pois gera um protagonismo infantil.
“Como afirma Neil Gaiman, livros são sonhos que seguramos com as mãos”, disse.
Ela agradeceu aos profissionais e a equipe gestora pela realização da noite de autógrafos.
“Agradeço imensamente a prefeitura municipal, em nome do prefeito Pablo Geovanni e de sua esposa a primeira dama Tathyane Pricinote, pela parceria e apoio na execução do projeto.
Eles não mediram esforços para presentear aos alunos escritores que não obtiveram condições financeiras em efetuar a comprar de sua obra literária, sendo esses, presenteados pelas autoridades.
Um gesto lindo, digno de gratidão. Agradecemos também a secretária de educação Reginalda Galvão pelo apoio disponibilizado”.
A professora, claro, não esqueceu das estrelas dos evento.
“Um agradecimento especial aos protagonistas da noite, nossas Estrelas Literárias, esses deram um show de protagonismo, orgulho é o que nós professoras sentimos de todos. Continuem empenhados e nunca deixem de acreditar de que são capazes de vencer qualquer obstáculo.
Desejamos que permaneçam, focados, determinados e ávidos neste longo e rico percurso do conhecimento, esse é o maior legado que podemos ter.”
As educadoras Ivanete Alves Ferreira e Ivanete Araújo Brito também orientaram os “escritores” e ajudaram a concretizar o projeto