Protesto de moradores de Divinópolis de Goiás exige ações urgentes contra poluição do ar na cidade
- On:
- 0 comentário
Dezenas de moradores de Divinópolis de Goiás (GO), nordeste do estado, região de Terra Ronca, promoveram, na manhã desta segunda-feira (18), um protesto contra a empresa Britacal, que tem sua sede a cerca de 2 km da zona urbana do município.
O motivo é antigo e este blog já publicou, em 2013, o purgatória dos moradores.
Já se passaram mais de nove anos desde aquela publicação e até hoje a empresa continua a jogar no meio ambiente local toneladas de poeira fina, proveniente do beneficiamento do calcário.
A Britacal está instalada no município desde 1991.
Durante o protesto de hoje, os moradores exigiram uma solução imediata.
Ninguém aguenta mais a ação do pó fino que é exalado da empresa todos os dias e invade tudo: casas, comércios, hospitais, ruas, praças.
Há noites que o ambiente fica tão turvo que mais mais parece uma densa neblina. Mas não são vapores de água suspensos. É pó branco de calcário.
Pior é o risco à saúde pública.
De acordo com Waleska Cintra, médica pneumologista, o pó de calcário pode acarretar doença intersticial, mais conhecida por fibrose pulmonar, e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Ambas são doenças graves e extremamente incapacitantes, ocasionando grande queda na qualidade de vida dos pacientes.
A inalação dessas partículas, segundo ela, também pode levar ao desenvolvimento de câncer de pulmão. Além disso, a simples exposição da população pode piorar muito os quadros de asma e alergia respiratória de maneira geral, levando a exacerbações e favorecendo as infecções pulmonares.
O lado da empresa
O Blog procurou a gerência da empresa para se pronunciar sobre o protesto e das demandas exigidas pelos moradores.
O gerente da Britacal em Divinópolis de Goiás, Dalson Roberto, informou que a empresa têm ciência da demanda da comunidade e está providenciando um terceiro filtro para a planta de produção.
“Em janeiro deste ano firmamos um compromisso com a Câmara de Vereadores de Divinópolis de instalar um terceiro aparelho de filtragem. Isso vai praticamente zerar a emissão de material. A nossa previsão é de que essa instalação ocorra agora no próximo mês de agosto”, disse ele.
Já publicamos em 2013
Divinópolis sofre com poluição de empresa de calcário