Morre o professor Samuel Aureliano Silva, aos 89 anos. Um ícone da educação
- On:
- 0 comentário
Morreu nesta quarta-feira (13), vítima de um câncer, aos 89 anos, o professor aposentado e ex-pároco de Campos Belos (GO) Samuel Aureliano da Silva.
Ele estava internado em tratamento há meses e ontem (13) não resistiu à agressividade da doença. As honras fúnebres e o sepultamento vão ocorrer em Brasília (DF), nesta quinta-feira (14).
O velório ocorre no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, à partir das 14h30, na capela 5. O sepultamento está previsto para as 17h.
O professor Samuel, casado com a professora de Campos Belos Odiva Xavier, foi um homem de honra, de luta, estudioso e muito ligado às suas raízes e à família.
Era um leitor assíduo do nosso Blog e constantemente nos indicava pautas das mais diversas, sempre preocupado com o próximo e com o bem comum.
Natural de Porto Nacional (TO), antigo Goiás, viveu parte de sua infância na bucólica e inesquecível, como dizia ele, fazendinha Carreira Comprida, às margens do rio Tocantins, com seus pais Manezinho e Dona Cota.
Cursou os níveis de ensino fundamental e médio no Colégio Sagrado Coração de Jesus, das irmãs dominicanas e do Seminário Menor São José, de Porto Nacional.
Fez os curso de Filosofia e Teologia nos seminários maiores de Goiânia (GO) e Mariana (MG).
Foi ordenado padre e atuou por muitos anos em Campos Belos (GO).
Após se afastar da batina, com autorização papal, em Brasília, ingressou no serviço público como técnico em assuntos educacionais do MEC e como professor concursado em filosofia e sociologia da Secretaria de Educação do GDF, onde atuou por várias décadas em prol da educação.
Fez vários cursos de especialização e aperfeiçoamento na área da educação e cursos de pós-graduação em planejamento educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Em parceria com sua esposa, Odiva Silva Xavier, é autor do livro Campos Belos: Sua Histórias sua gente, o mais completo livro histórico do município.
Na oportunidade do II Encontro dos Irmãos Aurelianos, em Brasília, lançou, há cerca de 4 anos, o livro Manezinho da Carreira Comprida: exemplo de trabalho e honestidade.
Na última década se mudou de Brasília para Campos Belos onde se tornou muito participativo da comunidade, em especial na área de educação, onde foi uma das principais ferramentas para a criação e implantação do Instituto Federal Goiano, Campus Campos Belos.
Após uma vida digna e bem vivida, deixa os filhos Renata Xavier e Rafael Xavier e ainda os netos Thales, Samuel Neto, Renan Xavier, Kaua Carvalho, Alice Carvalho, Ana Beatriz Castro e Vincius Xavier.
Já publicamos sobre o Professor Samuel:
Músico Defilardes canta “Manoelzinho”, homenagem a um desbravador de Goiás e Tocantins
Emoção marca a solenidade de inauguração do IF Goiano – Campus Campos Belos