Audiência pública na Câmara de Vereadores de Alto Paraíso de Goiás (GO) discute controle populacional de animais domésticos

A comunidade de Alto Paraíso de Goiás, nordeste do estado, região da Chapada dos Veadeiros, está preocupada com a alta população de animais domésticos no município.

Na última quinta-feira (26), a Câmera de Vereadores da cidade fez uma audiência pública, a primeira da legislatura, para discutir o tema.

A iniciativa é da vereadora Henny Freitas e teve como objetivo fomentar o diálogo e o debate em torno do projeto que entrou em tramitação na Casa, o PL 18/2022.

O PL estabelece o “Programa de Controle de Reprodução de Animais de Pequeno Porte em Alto Paraíso de Goiás e dá outras providências,”.

⁣⁣A audiência contou com a participação da sociedade civil, representantes de ONGs, cuidadoras e cuidadores de animais e ainda de autoridades locais.

Além da própria vereadora Henny Freitas, que conduziu os trabalhos, estiveram presentes o prefeito Marcus Rinco; o presidente da Câmara, vereador Eliomar; os secretários municipais do Meio Ambiente, Ismael Neiva; da Saúde, Fernando Couto; de Finanças e Orçamento, Adão Rosa e a vereadora de Anápolis, Thais Gomes de Souza – autora da matéria legislativa que virou Lei na cidade sobre Castração Animal.

⁣⁣Também contribuíram com as discussões, o chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Luiz Henrique Neves, a representante da ONG Salvar, Nina Mello e, de forma virtual, a doutora pela UnB com foco no impacto de cães domésticos em uma Unidade de Conservação do Cerrado, Isadora Cristina Mota.⁣⁣

Também estiveram presentes os parlamentares Helena, Marconey, Andrezinho, Agenor e Gugu; procurador do município, Artur Siqueira, a presidente do COMDEMA, Mel Viana e professoras e alunos da escola Zeca de Farias.⁣ ⁣

O debate contou com sugestões e trocas de experiências, abrindo o diálogo para a possibilidade da implementação de um centro permanente de castração conforme fala do secretário de saúde, Fernando Couto.⁣⁣

O projeto segue em tramitação nas Comissões de Justiça e Redação, Finanças e Orçamento e na Comissão de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente.

Deixe um comentário