Grupo de biólogos flagra onça-preta em Planaltina (GO)

Um macho de onça-preta foi registrado por uma das câmeras do Projeto Brasília é o Bicho na Área de Proteção Ambiental do Planalto Central, gerida pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), em Planaltina (GO), no Entorno de Brasília.

O animal já era conhecido pelo grupo de biólogos.

“Quando começamos a monitorar a região em 2015 havia histórias sobre essa espécie, mas nenhuma imagem. Em 2016 conseguimos flagrar esse mesmo animal, na mesma região. Agora conseguimos identificá-lo pelo padrão de manchas no corpo”, conta o biólogo e membro do ‘Brasília é o Bicho’, Rands Sanginez Zebalos.

No primeiro encontro o animal foi nomeado pelos pesquisadores de ‘Barranqueiro’, pois o felino evitava andar pelas trilhas na mata e tinha preferência por utilizar os barrancos para se locomover – com o objetivo de evitar combate com outro macho de onça-pintada habitante da região.

Segundo Rands, para registrar uma espécie como essa – classificada globalmente como ‘Quase ameaçada’ e ‘Vulnerável’ no Livro Vermelho da Fauna Brasileira; é preciso muito trabalho e um pouco de sorte. “Um monitoramento efetivo necessita de um grande esforço e de muitas câmeras.

São equipamentos caros que infelizmente correm riscos de ser furtados, o que dificulta qualquer estudo. Como não podemos perdê-los, pois nossos recursos são limitados, a escolha do local de instalação das câmeras tem que ser de difícil acesso até para nós. Mesmo assim, conseguimos registrar o ‘Barranqueiro’ com apenas uma câmera”, relata o biólogo, que descreve a sensação de flagrar a onça.

“É emocionante. É um privilégio, pois são poucos indivíduos e eles passam com pouca frequência no mesmo local. Sem falar que pesquisas indicam que apenas 9% das onças são melânicas, então é emoção demais”, completa.

Fonte: G1

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Uma publicação compartilhada por Brasília é o Bicho! (@brasiliaeobicho)

Deixe um comentário