Editora Rideel lança Vade Mecum Militar, organizado por Mauro Stürmer e Felipe Dalenogare; evento ocorre nesta terça (5), às 10h
- On:
- 0 comentário
Ocorre nesta terça-feira (5), às 10h, ao vivo nos canais da Revista Justiça e Cidadania , o lançamento do Vade Mecum Militar, publicado pela Editora Rideel.
A obra é organizada por Mauro Stürmer, analista judiciário do Superior Tribunal Militar (STM), professor universitário, mestre em Direito, lotado na 3ª Auditoria Militar da 3ª Circunscrição Judiciária Militar, em Santa Maria (RS).
A obra também tem organização do especialista Felipe Dalenogare Alves, pós-doutorando em Direito e 1º Sargento do Exército, lotado no Ministério da Defesa, em Brasília.
A obra é resultado de um esforço dos organizadores, para propiciar ao aplicador do direito militar um conjunto normativo para que possa ser manuseado com facilidade em seu cotidiano.
Os autores agregaram o termo “bizurado” ao vade mecum, próprio do linguajar militar, justamente pelo propósito de facilitar a busca e a aplicação dos principais institutos militares.
Assim, ao longo das diferentes normas, almejaram a realização das principais remissões, bem como a incorporação do texto das súmulas aplicáveis à matéria, ao corpo dos dispositivos legais.
A obra contempla desde a Constituição Republicana de 1988 até as principais normas infralegais utilizadas no âmbito castrense.
Não obstante, os organizadores destacam que possuem a noção da imensidão normativa, principalmente neste nível hierárquico-normativo, no âmbito das Forças Armadas e Auxiliares, o que deixou o desafio de selecionar aquelas julgadas mais importantes, decorrente da experiência prática de ambos.
Mauro Stürmer afirma que deseja contribuir com o trabalho e os estudos diários, proporcionando conteúdo de qualidade. “Do mesmo modo, gostariam de receber todas as contribuições e sugestões à melhoria e aperfeiçoamento desta primeira edição”.