Investimentos do Governo na área da segurança pública reduzem índices de crimes violentos e letais no Tocantins, diz Governo
A área da Segurança Pública obteve grandes avanços no ano de 2019.
Em relação à meta Segurança Pública, o Governo conseguiu reduzir em aproximadamente 10% os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) registrados pelas forças de segurança no ano passado. Foram realizadas mais de 140 operações policiais e feitos mais de quatro mil autos de prisão em flagrante.
O Governo inaugurou ainda a Central de Atendimento à Mulher 24h; a nova sede da 1º Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc); e os complexos de delegacias e unidades da polícia científica em Arraias e Dianópolis.
Foram criadas também a Diretoria de Repressão a Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco); a 1ª Delegacia Especializada de Repressão a Crimes de Menor Potencial Ofensivo (1ª Deimpo); a 8ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulnerável em Porto Nacional;
Já a Polícia Científica apresentou resultados bastante positivos em 2019 com quase 20 mil atendimentos na área da Perícia Criminal; emissão de mais de 7.500 Carteiras de Identidades e mais de 9.600 atendimentos/exame de Lesão Corporal.
Além disso, ocorreram também as inaugurações do Laboratório de Genética Forense; do Núcleo do Instituto de Identificação em Taquaralto, Luzimangues, Taquaruçu e Araguaína; e do 3º Núcleo Regional do Instituto Médico Legal (IML) de Colinas do Tocantins.
Em relação à meta Polícia Militar, o Governo anunciou no ano passado a realização do concurso da corporação, que vai selecionar mais de mil policiais. Além disso, foram realizadas em 2019 mais de 50 grandes operações, além de mais de 800 operações descentralizadas que atenderam a população em datas específicas.
Também houve investimentos com aquisição de material e equipamentos; capacitações; promoções de policiais; e no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que atende os 139 municípios do estado.
Sobre as atividades do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), o Governo prepara para lançar ainda neste ano o concurso público da corporação.
Já na meta Cidadania e Justiça, o Governo realizou diversas capacitações para os servidores, além da aquisição de novos veículos de transporte, equipamentos de segurança, aparelhamento das unidades prisionais e criação do Grupo de Intervenção Rápida (GIR).