Situação dos Kalungas, em Cavalcante (GO), continua deplorável

A situação dos moradores das comunidades  Kalungas de Cavalcante (GO), nordeste do estado, na região da Chapada dos Veadeiros,  continua deplorável.

Mesmo após o socorro do governo do estado, que levou mantimentos e água portável aos isolados pelas chuvas, muitas famílias perderam suas casas, seus móveis, seus lares e estão na rua da amargura.

É o caso da comunidade Congonhas.

Em um vídeo feito pelo representante da comunidade, é possível ver como ficou a casa e a família do “Seu Boaventura”.

Ele conta que mora no local há cerca de 30 anos, desde 1992, e nunca tinha passado por um sufocou tão grande com o inverno.

Tem chovido muito e sua simples casa, feita de adobe e chão batido, não resistiu à umidade. Diversas paredes vieram abaixo e muitos cômodos estão desfigurados.

Ele diz que os prejuízos são enormes, principalmente em perder a segurança de um lar, abrigo de sua grande família.

Sua casa foi praticamente destruída  com o aguaceiro. Há um perigo iminente de toda a estrutura cair de vez e matar pessoas. A família não tem para onde ir.  A fazenda é muito longe da cidade e faltam recursos para qualquer mudança. A família tem sua renda baseada na agricultura de subsistência e não tem para onde se socorrer.

Há necessidade de o governo do estado de Goiás voltar seus olhos para a infraestrutura dessas famílias Kalungas, principalmente na reconstrução de casas. Muitos voluntários têm ajudado e recolhem até dinheiro para a compra de material de construção, mas a ajuda é insuficiente.

É preciso a mão forte do Estado para este Socorro.

O governo de Goiás montou uma força tarefa para levar alimento às famílias isoladas e recuperar a malha viária do Nordeste de Goiás.

Mas o drama das pessoas permanece. A chuva continua a cair. É preciso fazer mais.

Sem a ajuda governamental, dificilmente essas famílias terão seus lares de volta em um curto período.

————————————————————————————

Você gostou do Nosso Blog? Siga-nos nas redes sociais e receba todas as notícias

Instagram

Facebook

Grupo do Whatsapp

Grupo no Telegram

Deixe um comentário