Após intenso sofrimento de pacientes crônicos, comissão do nordeste de Goiás vai mais uma vez a Goiânia (GO), em busca de uma clínica de hemodiálise

Depois de reiteradas divulgação de vídeos e áudios mostrando o intenso sofrimento de pacientes renais crônicos de Campos Belos, Monte Alegre de Goiás e de Divinópolis de Goiás, uma grande comissão desses municípios se reuniu, hoje (2), com o secretário estadual de saúde do estado de Goiás, o médico Ismael Alexandrino.

A comissão foi buscar uma solução para acabar com a tortura a que estão submetidos dezenas de pacientes, que diariamente têm que viajar quase 600 km, até a cidade de Posse (GO) ou de Formosa (GO), para se submeterem a desgastantes sessões de hemodiálise.

A grande maioria dos pacientes é composta de idosos, doentes e acamados.  

A comissão de prefeitos, vereadores e secretários de saúde da região , contou com o reforço do deputado estadual Bruno Peixoto, da deputada estadual Lêda Borges e do Secretario de Saúde de Itumbiara, Guilherme Davi.

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores de Campos Belos, Rafael Miranda, a intenção do grupo foi novamente mostrar ao Governo Estadual que a instalação de uma  clínica de hemodiálise representa na cidade, acima de tudo, amenização do sofrimento de pacientes e familiares, que além do tratamento árduo, que os deixam debilitados, precisam enfrentar o deslocamentos diários em rodovias e ainda mais com trechos perigosos, além do cansaço, e que gera também riscos de acidentes.

“Não pode ser só um sonho, é preciso transformar isso em realidade, somos a cidade mais distante e é necessário que todos os esforços sejam feitos para que isso seja concretizado”, disse Rafael.

O Secretário de Saúde de Goiás informou à comissão que a simples implantação de uma clínica de hemodiálise, sem qualquer custeio do governo estadual, iria quebrar o município, que não tem condições de cobrir os valores com material e pessoal.

Ismael Alexandrino disse que o governo estadual assume o compromisso de agilizar o processo de análise e homologação do projeto e dará todo o suporte necessário para a implantação e expôs o caminho que a secretária municipal terá que percorrer. Ele inclusive sugeriu uma visita à clínica de hemodiálise instalada na cidade de Quirinópolis (GO), que pode ser um modelo que poderá ser implantado em Campos Belos, com a instalação de seis máquinas de dialise.  Ismael Alexandrino fez o compromisso de visitar,  ainda neste mês, o município, e afirmou que se trilhado o caminho proposto, a instalação se torna bem provável com a maior celeridade possível.

“Não é promessa, é compromisso. Vamos fazer todas as análises necessárias e agilizar o processo para que a clínica de hemodiálise seja implantada o quanto antes”, disse Alexandrino.

Já  o produtor rural e servidor público José Junior Souza, que tem dado amplo apoio ao projeto e que perdeu o pai nesta tristíssima situação de paciente crônico, disse que o encontro foi mais um passo também em relação à implantação de uma Policlínica em Campos Belos.

“O Secretário Ismael disse também que, neste mandato, a viabilidade da policlínica encontra-se  em difícil possibilidade de implantação, mas em relação à clínica de hemodiálise, a conversa foi produtiva. Voltamos ao projeto original, construir somente a clínica de hemodiálise. A Policlínica prometida por enquanto, não será  viabilizada”, disse Júnior.

Ficou a cargo da Secretaria de Saúde de Campos Belos enviar ao governo do estado, em caráter de urgência, as plantas e os projetos da clínica de hemodiálise de Campos Belos, para estudo da equipe do secretário estadual.

Perguntada se tem um prazo para implantação da clínica, haja vista a urgência dos pacientes,  a secretária de saúde  de Campos Belos, Cleide Abreu, disse que não há um prazo ainda, mas fará o possível para documentação estar nas mãos do governo do estado o mais breve possível.

Cleide Abreu também afirmou que o governo do estado vai implantar, em paralelo com a clínica de hemodiálise, leitos de UTI em Campos Belos, custeado pelo estado. Na região nordeste I não há qualquer leito de UTI.  O mais próximo é em Posse (GO) ou Formosa (GO).

Uma das parlamentares  mais combativas em prol da clínica de hemodiálise, a vereadora Ivone do Touro disse que não vai desistir enquanto não vê o local pronto e funcionado. “Estou animada com as novas possibilidades”.

Participação

Participaram da comissão em prol da viabilidade da clínica de hemodiálise de Campos Belos o prefeito de Monte Alegre (GO), Felipi Campos; o prefeito de Divinópolis de Goiás (GO), Charley Tolentino;   o líder do governo Ronaldo Caiado e deputado estadual Bruno Peixoto; a deputada estadual Lêda Borges;   os vereadores de Campos Belos Rafael Santos, Ivone do Touro, Arione, Carlinhos do América, Antônio Peru e Irmão Juarez;  o pecuarista Junior Souza; a secretária municipal de Saúde Pública de Campos Belos, Cleidimar Abreu; e o secretario de Saúde de Itumbiara e ex-secretário em Campos Belos Guilherme Davi.                                    

Deixe um comentário