Prevenção: médico Eduardo Felici faz palestra para homens de Campos Belos (GO), sobre o câncer de próstata
A Câmara de Vereadores de Campos Belos (GO), nordeste do estado, promoveu, na última segunda-feira (8), na abertura dos trabalhos legislativos do mês, uma palestra sobre o câncer de próstata.
A palestra foi proferida pelo medico cirurgião e urologista Eduardo Medina Felici, profissional conceituado na cidade, que atende na Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição.
De forma sucinta e clara, o médico apresentou situações que podem se tornar de muita gravidade, se não tiver um acompanhamento médico adequado.
Ele citou, principalmente, doenças cancerianas como de próstata ou peniana que podem ser evitadas se cuidadas de forma precoce, e que muitas das vezes encontram nos homens dificuldades e tabus que não se tem mais a menor razão de ter.
Além da importante palestra, a Câmara de Vereadores aderiu à Campanha do Novembro Azul com uma decoração toda especial, objetivando trazer o alerta e incentivar a população masculina cuidar da saúde.
O presidente da Casa, Rafael Miranda Santos, destacou o engajamento do Legislativo nesse tipo de campanhas e ações na prevenção e cuidados com a saúde e disse que no próximo dia 10 de dezembro, a Câmara estará novamente com outra ação nesse sentido
“Estaremos aqui com mais de 10 médicos, atendendo a nossa população o dia todo.
O Novembro Azul não poderia ser diferente. Por isso, neste mês, a Câmara trouxe essa palestra e se veste de azul para chamar a atenção de toda a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata”, afirmou.
O presidente agradeceu, ainda, o empenho de todos os vereadores e servidores da Casa nesse e nos próximos eventos que serão realizados ainda esse ano, e especialmente a vereadora Ivone do Touro, que trouxe a presidência a ideia de buscar a ações e tomou frente na realização.
A vereadora Ivone do Touro, única mulher da bancada, disse que este tipo de campanha é importantíssima e que buscou efetivar a campanha novembro azul na casa legislativa para levar o alerta.
“A doença é silenciosa e quando apresenta algum sintoma pode ser tarde demais. É preciso mudar o comportamento dos homens conscientizando-os sobre a importância da prevenção”, enfatizou a parlamentar.
Em sua palestra, Felici salientou que os homens são menos cuidadosos com a saúde do que as mulheres e que, embora seja preventivo, o câncer de próstata é uma doença altamente prevalecente. “Se detectada em estágios iniciais, a doença pode ser tratada de forma efetiva com grandes chances de cura”, afirmou.
O médico também chamou a atenção para o estigma que a doença e o exame têm na sociedade brasileira, e expôs também sobre os riscos do câncer peniano que podem ser evitados com ações higiênicas de forma simples, mas se deixar agravar pode ter consequências terríveis também.
Seja por medo, vergonha ou falta de informação, muitos homens deixam de procurar o serviço de saúde e realizar os procedimentos necessários para verificar a existência ou não da e de outras doenças.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 66 mil brasileiros são diagnosticados com o câncer de próstata anualmente, sendo que, desse total, 16 mil acabam morrendo pelas complicações da doença.
Por isso, o Novembro Azul é marcado por diversas ações de conscientização com o intuito de orientar, esclarecer dúvidas e ampliar o acesso à informação, desfazendo mitos e preconceitos, o que possibilita salvar vidas e valorizar a saúde do homem.
Se você não viu a palestra, pode assistir aqui no seu celular ou computador.