Todo amarelo: todas as regiões de Goiás estão em situação de alerta, o menor risco da pandemia
- On:
- 0 comentário
O mapa de calor da Secretaria de Estado da Saúde mostra que todas as regiões de Goiás estão em situação de alerta para a Covid-19.
Esta é a primeira vez que o Estado fica todo em amarelo desde o início deste tipo de monitoramento, que foi iniciado em fevereiro deste ano. A cor amarela representa o menor risco da pandemia em Goiás.
Há ainda o estado crítico, representado pela cor laranja, e o de calamidade, o mais grave, de cor vermelha. Durante boa parte do ano, maior parte das regiões goianas ficaram em vermelho, sobretudo após a segunda onda que abateu o Brasil a partir de março.
Na semana anterior, apenas uma região estava em situação crítica: Pirineus, com os municípios de Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Campo Limpo de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Gameleira de Goiás, Goianápolis, Pirenópolis, Terezópolis de Goiás.
O mapa de risco é montado a partir de três indicadores de aceleração de contágio, que são incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 15 dias; variação de mortalidade por Covid-19 e velocidade no tempo.
Além de sobrecarga no sistema, avaliada em incidência de solicitações de leitos de Unidade de Terapia Intensiva e taxa de ocupação de leitos.
O boletim da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) divulgado no domingo (7) aponta que há 909.185 casos de doença pelo coronavírus. São 24.348 óbitos confirmados, o que significa uma taxa de letalidade de 2,68%. Há 390 óbitos suspeitos que estão em investigação.
Vacinas aplicadas
O avanço da vacinação é apontado por especialistas e por profissionais de saúde como um dos principais motivos para a queda nos indicadores da pandemia de Covid-19. Atualmente, a maioria dos municípios goianos vacina pessoas acima de 12 anos.
Levantamento realizado pela SES-GO apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 5.074.828 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Em relação à segunda dose, ou dose única, foram vacinadas 3.424.704 pessoas.