Kalunga é escolhido um dos dez “conservacionistas extraordinários” do planeta

O ativista Damião Santos, da comunidade Kalunga, na Chapada dos Veadeiros, nordeste de Goiás, foi escolhido um dos 10 “conservacionistas extraordinários” do planeta pelo fundo global Critical Ecosystem Partnership Fund (CEPF).

Ele vai ser homenageado na próxima quinta-feira (21), às 11h, em evento na internet, batizado de “Celebração Virtual dos Herois do Hotspot”.

Damião vai ser reconhecido, em nome da Associação Quilombo Kalunga, por seu trabalho de conservação nos territórios quilombolas que integram o corredor Veadeiros-Pouso Alto-Kalungas, considerado um dos principais “hotspot” de biodiversidade do Cerrado.

Além de Damião, serão homenageados os seguintes “herois”: Awatef Abiadh (França), Olivio Bisbicus (Colômbia), Leah Mwangi (Quênia), Ingrid Parchment (Caribe), Deni Purwandana (Indonésia), Emmanuel G. Smith (Libéria), Martika Tahi (Melanésia), Vikash Tatayah (Mauritânia) e Le Thi Trang (Vietnã).

O CEPF é mantido pela Agência Francesa de Desenvolvimento, Conservação Internacional, União Europeia, Fundo Global para o Meio Ambiente, Governo do Japão e Banco Mundial.

Mais do reconhecer o trabalho importantíssimo do ativista, este Blog faz reverência ao seu nome e ao seu legado, como forma de valorizá-lo, assim como todos aqueles que lutam pela preservação do Cerrado.

Deixe um comentário