Esgoto da Saneago polui córrego em Campos Belos (GO)
- On:
- 0 comentário
Um morador de Campos Belos (GO), nordeste do estado, gravou um vídeo para denunciar o desleixo da Saneago com a questão ambiental na cidade.
Conforme as imagens registradas, há dias água cinza de esgoto estourado vaza próximo de uma área rural e de proteção ambiental.
Pior, a água suja está infectando um tradicional córrego nas imediações de Campos Belos, chamado de Salobro. Um desastre!
Não se pode esquecer que a Saneago, além de cuidar do saneamento básico, como o recolhimento do esgoto, também tem sob sua responsabilidade a guarda dos mananciais de água potável em todo o estado.
O Blog procurou a Assessoria de Imprensa do órgão na manhã de hoje, que enviou uma Nota.
“A Saneago informa que o extravasamento de esgoto – exposto no vídeo – foi reparado no início da tarde de hoje (05). Este registro de atendimento foi aberto às 11h23 desta manhã, quando técnicos, imediatamente, foram ao local.
A Companhia reforça que, para agilidade na execução dos serviços, a população pode entrar em contato por meio da Central 0800 645 0115, chat on-line no site www.saneago.com.br ou Whastapp, no (62) 32699115.
A Companhia destaca ainda que esta e as demais ocorrências de extravasamento de esgoto no endereço foram causadas por lançamento indevido de lixo e cascalho na rede coletora de esgoto.
As redes coletoras de esgoto não são dimensionadas para receberem lixo. Especialmente nesse período de pandemia, em que as pessoas têm passado mais tempo em casa, o uso correto do sistema de esgotamento sanitário merece atenção especial.
Papel, pó de café, cotonete, resto de comida e outros resíduos, quando lançados por pias, ralos ou vasos sanitários, podem romper a tubulação, provocando extravasamentos de esgoto nas ruas ou residências.
Outra prática bastante prejudicial é a interligação indevida e irregular da água de chuva na rede de esgoto, que faz com que o número de extravasamentos aumente consideravelmente no período chuvoso. Por isso, é fundamental que a água da chuva seja sempre escoada por meio das galerias de água pluvial.”