Cai número de regiões em situação de calamidade pela covid-19 em Goiás; Nordeste II vai para a faixa amarela
- On:
- 0 comentário
Caiu de nove para seis o número de regiões em situação de calamidade pela covid-19 no mapa de risco da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO).
Há ainda sete regionais de saúde em situação crítica e cinco em alerta, o cenário mais brando.
Entre as regiões que deixaram a cor vermelha no mapa estão a Sudoeste I (Rio Verde), que passou para alerta; Estrada de Ferro (Catalão), Centro- Sul (Aparecida de Goiânia), Entorno Norte (Formosa) e São Patrício I (Ceres), todas agora no cenário crítico.
Já a região Nordeste II (Campos Belos) pulou da laranja para a amarela.
Em contrapartida, Nordeste I (Posse) e Rio Vermelho (Goiás) estavam em situação crítica e pioraram os indicadores, passando à calamidade.
Também estão na pior das classificações as regionais São Patrício II (Goianésia), Oeste I (Iporá), Oeste II (São Luís de Montes Belos) e Sul (Itumbiara).
As regiões Central (Goiânia), Pireneus (Anápolis) e Norte (Porangatu) mantiveram-se estáveis na situação crítica.
Serra da Mesa (Uruaçu) e Entorno Sul (Luziânia) seguraram o status de alerta, o mais brando. Para este cenário também evoluíram, além da Sudoeste I, a Sudoeste II (Jataí) e a Nordeste II (Campos Belos).
Em cinco regiões o Re indica que a pandemia está em retração. São os casos da Nordeste I, Nordeste II, Norte, Sudoeste I e Sudoeste II. Nas demais, esse indicador denota expansão, embora a taxa esteja mais perto da estabilidade. O maior Re está na região Centro-Sul, com 1,52.
Veja abaixo o índice R
Central: 1,04
Centro-Sul: 1,52
Entorno Norte: 1,15
Entorno Sul: 1,18
Estrada de Ferro: 1,21
Nordeste I: 0,71
Nordeste II: 1,46
Norte: 0,7
Oeste I: 1,27
Oeste II: 1,11
Pireneus: 1,3
Rio Vermelho: 1,31
São Patrício I: 1,06
São Patrício II: 1,5
Serra da Mesa: 0,89
Sudoeste I: 0,9
Sudoeste II: 0,91
Sul: 1,24