Em Paranã (TO), comunidade quilombola denuncia ação de pistolagem para a tomada de terras

O deputado Federal Célio Moura (PT-TO) foi à tribuna da Câmara dos Deputados para denunciar um gravíssimo crime: a ação de pistolagem para a tomada de terras de comunidades quilombolas, no município de Paranã (TO), sudeste do estado.

Segundo o parlamentar, na região de Campos Alegre, que abriga a comunidade “Prata” e “Ouro Fino”, existente há mais de 250 anos, tem recebido constantemente a visita de homens armados em camionetes Hilux e em motocicletas.

Os pistoleiros estariam ameaçando membros da comunidade, fazendo diversos achaques informando que eles são os “verdadeiros” proprietários da terra.

Há histórico de que a comunidade ocupa o lugar desde 1770, que também é reconhecida como quilombola pela Fundação Palmares. A área é anexa à comunidade kalunga de Natividade (TO).

Para piorar, o local é longe e fica distante da sede do município de Paranã (TO) cerca de 80km, em estrada de chão. Esse isolamento tem contribuído para que os pistoleiros façam o que quiserem.

O deputado Célio Moura pede a intervenção, urgente, da Polícia Civil e a realização de audiências públicas com a participação do juiz da Comarca, do delegado, vereadores, prefeitos e outras autoridade, para que possam resolver o gravíssimo problema e trazer tranquilidade à comunidade.


Deixe um comentário