Junho acaba e é o pior mês da pandemia em Campos Belos (GO)
- On:
- 0 comentário
A prefeitura de Campos Belos (GO), nordeste do estado, divulgou ainda há pouco o último Boletim da Pandemia da Covid-19 neste mês de junho.
Segundo os dados, houve 13 novos casos nas últimas 24 horas, que somam 94 pacientes contaminados por Covid. Também diz que 17 pessoas receberam alta médica, mas há ainda 24 suspeitos de estarem portando a doença.
Junho de 2021, segundo os dados acumulados, é o pior mês da pandemia mundial da Covid-19 em Campos Belos.
Foram 481 casos confirmados da doença registrados oficialmente pelo Poder Público.
41 a mais do que todo o ano 2020. 505 pacientes tiveram alta neste mês, mas não se pode afirmar que estão curados, pois muitos sofrem de diversas sequelas físicas e psicológicas e seguem no tratamento.
Segundo o ativista social Jefferson Victor, apesar de junho ter sido o mês mais impactante da pandemia, o governo municipal também foi mais flexível.
“O comércio passou a fechar às 21h, inclusive distribuidoras e bares, por pura pressão”, disse.
Ainda segundo ele, com o resultado dos exames no mesmo dia, diminuiu o número de suspeitos. Mas o de notificados segue na casa dos 50 diariamente.
“Estamos sempre com uma media de mais de 100 ativos e em media 30 a 40 suspeitos. Isto não merece um melhor controle, ou o fato de não estar aumentando os casos de UTI e mortos demonstra que a doença está sobre controle no município?”, pergunta.
Jefferson Victor enfoca também que o número de altas está aliado ao sofrimento físico e mental, porque o Poder Público apenas vê estatísticas ou se preocupam com eles visando apenas melhorias na condução de futuras medidas de combate
” O vírus, infelizmente, não faz acordo com bares, igrejas, academias ou qualquer outra atividade. Ele é como aquela música do Milton Nascimento: o artista está onde o povo está e o vírus também”.
Há mais de ano e diariamente que o ativista tem registrado e publicado os números da Covid no município.
“Tenho média 400 a 500 visualizações no meu story, mas apenas um pequeno número de seguidores se arrisca a comentar ou curtiram, por medo. Isto porque essas cobranças envolvem medidas mais duras que envolvem segmentos não essenciais mas que economicamente se sentem prejudicados”, conclui.