Sistema Penal do Tocantins inicia vacinação de presos e servidores contra Influenza
- On:
- 0 comentário
Seguindo o Calendário Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza e para garantir a preservação da saúde no ambiente carcerário, a Secretaria do Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, está imunizando presos e servidores das Unidades Penais do Tocantins contra a gripe.
A Campanha dentro dos estabelecimentos penais está sendo promovida pela Gerência de Assistência Educacional e Saúde da Seciju e começou na última quarta-feira, 9, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde.
As Unidades Penais de Arraias, Colmeia e Ananás já realizaram só nos dois primeiros dias da terceira etapa de vacinação, a imunização de custodiados e policiais penais.
A Gerente de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso, Marluce Oliveira, ressalta a importância de garantir a prevenção contra a gripe, tanto para pessoas em cumprimento de pena, quanto para a equipe técnica que trabalha nas unidades penais.
“A vacinação da população carcerária que teve início no calendário de vacinação no dia 09 é de fundamental importância para a imunização, considerando a vulnerabilidade epidemiológica dessa população” concluiu.
O Chefe da Unidade Penal de Arraias, Myller Bispo, afirma que ações voltadas para a saúde dos custodiados auxilia na prevenção de enfermidades no âmbito prisional.
“Essa ação tem sido de grande importância para a diminuição e controle de doenças dentro do cárcere. Sendo assim, há uma diminuição de custodiados com necessidade de atendimentos médicos, devido a ações preventivas como essa” , ressaltou.
Segundo o custodiado, E. A. S., ter seu direito de acesso à saúde garantido dentro do Sistema Penal é gratificante. “Para mim é uma felicidade, porque podemos observar que mesmo preso, o serviço de assistência à saúde está chegando até nós. Sem contar que vacinado, o risco de contrair alguma doença diminui bastante”, disse.
Terceira etapa da Vacinação
Entre 9 de junho a 9 de julho serão vacinadas as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.