liminar confirma aplicação das provas da PMTO; Arraias (TO) deve receber mais de 2 mil pessoas

A fim de garantir a aplicação das provas do concurso público da Polícia Militar (PM TO), que acontecem neste domingo (6), o estado de Tocantins entrou com uma Ação Civil Pública contra os municípios determinados para realização da etapa.

A medida se fez necessária com o objetivo de evitar que as cidades solicite o impedimento do exame.

Isso porque algumas delas estão com decretos de lockdown em andamento, incluindo o município de Araguaína e a capital de Tocantins, Palmas. Somente a cidade Arraias deve receber cerca de 2 mil candidatos.

Assim, embora haja restrições, a liminar foi deferida pela justiça. Ou seja, o juiz se declarou a favor da realização das provas do concurso PM TO, mesmo com impedimentos de circulação de pessoas e abertura de comércios.

Vale lembrar que a banca organizadora do certame é o Cebraspe, o qual foi protagonista de grandes concursos realizados nesta pandemia, tais como da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal, cujas provas foram executadas no mês de maio.

Sobre as provas do concurso PM TO

De acordo com o edital do concurso PM TO, as provas objetivas e discursivas terão a duração de 5 horas e serão aplicadas no próximo domingo, dia 6 de junho, às 13 horas (horário local).

A etapa ocorrerá nos municípios de Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Esperantina, Ananás, Arraias, Dianópolis, Natividade, Paranã Taguatinga, Gurupi, Palmas, Guaraí, Miracema do Tocantins, Miranorte, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional. Além disso, exames serão aplicados em Brasília-DF.

A prova objetiva será composta por 60 questões de múltipla escolha, conforme abaixo:

  • Português – 20
  • Atualidades e conhecimentos acerca do estado do Tocantins – 10
  • Noções de Informática – 5
  • Noções do Direito – 10
  • Normas relativas à PMTO – 10
  • Raciocínio Lógico – 5

A prova de redação valerá 30,00 pontos e consistirá da redação de uma dissertação acerca de tema de atualidade, a ser respondida em até 30 linhas.

Cebraspe divulga medidas de proteção para realização das provas da PM TO

Por ocasião da realização das provas do concurso PM TO, e tendo em vista as medidas de proteção à transmissão do Coronavírus adotadas pelo Cebraspe, o candidato deverá:

  • a) comparecer ao local de aplicação usando máscara e portando máscaras reservas, se necessário, de modo a possibilitar a troca de sua máscara a cada duas horas;
  • b) armazenar as máscaras usadas em saco plástico transparente, que deverá ser trazido pelo candidato;
  • c) permanecer de máscara durante todo o tempo em que estiver nas dependências dos locais de aplicação de provas;
  • d) submeter-se à verificação da temperatura corporal para acesso ao local de aplicação;
  • e) observar o distanciamento adequado na entrada das salas de provas e dos banheiros e o distanciamento mínimo exigido na legislação aplicável entre os candidatos e entre membros da equipe de aplicação nas salas de aplicação das provas;
  • g) verificar o seu horário de acesso ao local de provas, conforme informado na consulta individual, em link específico, em que serão disponibilizadas as informações relativas a seu grupo e a seu horário de entrada;
  • h) submeter-se a pré-identificação realizada pela equipe de campo na chegada dos candidatos ao local de aplicação, sem contato físico e sem o manuseio de documentos ou de qualquer outro objeto dos candidatos, podendo ser solicitado que o candidato abaixe a sua máscara, de modo a permitir a visualização do seu rosto — concedendo-se somente ao candidato a manipulação de sua máscara —, mantendo-se o distanciamento mínimo exigido na legislação aplicável de qualquer outro candidato ou membro da equipe de aplicação;
  • i) permanecer de máscara ao se retirar de sala para uso dos banheiros e observar os procedimentos de higienização das mãos nesses ambientes;
  • j) manter os cabelos arrumados de forma que não caiam sobre sua face enquanto estiver dentro dos locais de aplicação;
  • k) submeter-se ao controle de saída dos candidatos ao término das provas para evitar aglomeração.

Deixe um comentário