Alto Paraíso vai sediar o 10º Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros
Alto Paraíso de Goiás vai sediar o 10º Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.
O evento vai ocorrer entre os dias 16 e 31 de julho, na Vila de São Jorge, distrito do município, distante de 250 km de Brasília.
Artistas e grupos culturais de vários estados do Brasil e da própria região da Chapada já confirmaram presença.
A programação conta com oficinas culturais, cantores, palcos, rodas de prosa e muitos artistas e grupos, a exemplo da Comunidade Kalunga, Catireiros da Chapada dos Veadeiros, Circo Lahete, Fantoche La Fafarria, Doroty Marques e a Turma que faz, Meninas de Sinhá, Suça de Natividade, dentre outras atrações.
Perto de Brasília, bem ao norte, a região de serrado goiano ocupa uma área de aproximadamente 21 mil km², abrangendo oito municípios: Alto Paraíso, Campos Belos, Cavalcante, Colinas do Sul, Monte Alegre, Nova Roma, São João d`Aliança e Teresina.
A natureza da Chapada dos Veadeiros é estudada por ambientalistas, cultuada pelos alternativos, amada pelos turistas, cantada em verso e prosa pelos escritores, vivida e preservada pelos moradores.
A população do território é de cerca de 60 mil habitantes, dentre eles, o povo indígena Avá-Canoeiro (Minaçu e Cavalcante) e nove comunidades quilombolas, sendo a do Quilombo dos Kalungas (Cavalcante, Teresina e Monte Alegre), a maior área do Brasil e a mais conhecida.
Além disso, a natureza dá um banho.
A diversidade dos seres vivos, a imponência das águas, as minas de cristais e a paisagem espetacular deram motivo à criação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros em 1961, pelo IBAMA, e, mais tarde, ao seu reconhecimento como Patrimônio Natural da Humanidade em 2001, pela UNESCO.
Estudos acadêmicos e inventários estão em vias de patrimonializar as expressões culturais da região, como a Caçada da Rainha (Colinas do Sul). A Chapada, então, é toda Patrimônio, cultural, histórico e natural.
O Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, que é organizado pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge desde 2001, evoluiu a partir da experiência do Festival de Cultura da Vila de São Jorge (Alto Paraíso), nascido em 1998.
Simultaneamente, diversas atividades culturais (Shows, Momentos Rituais, Oficinas, Prosas, Encontro de Capoeira e Feira de Oportunidades Sustentáveis), em diferentes espaços (Aldeia Multiétnica, Palco, Igreja, Espaço Dona Chiquinha e Seo Domingos, Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, Espaço Seo Tilu, Espaço Mamulengo, Escola, Galpão do Artesão e Raizama), propiciam, pelos cinco sentidos, uma intensa apreensão e uma vivência profunda das riquezas da Chapada.
De acordo com os organizadores, o evento veio fortalecer as expressões culturais da região, promovendo o intercâmbio com realidades similares nacionais (Santa Rosa dos Pretos/MA, Povo Kayapó/PA, Povo Krahô/TO, Ganhadeiras de Itapoã e Zambiapunga/BA, Maracatu Leão Coroado/PE, Violas de Cocho/MT, etc.) e com o que é produzido por artistas que atuam em áreas diversas e com diferentes linguagens, de projeção nacional e, até mesmo, internacional, mas sempre ligados à estética das culturas populares e tradicionais (Naná Vasconcelos, Hermeto Pascoal, Siba, Roberto Corrêa, Marlui Miranda, Cordel do Fogo Encantado, etc.)
A organização do Encontro de Culturas mantém um site na internet. Maiores informações no endereço: http://www.encontrodeculturas.com.br/2010/index.php