É hora do prefeito Sardinha “escancarar” a casa à comitiva do governo central do estado
- On:
- 0 comentário
No lixão, a usina de reciclagem foi completamente abandonada |
Por Dinomar Miranda – Brasília/DF
O prefeito de Campos Belos, Sardinha, que nos últimos anos tem demonstrado disposição para resolver alguns gargalos no município, a exemplo da vergonhosa falta de magistrados na Comarca, tem mais um grande desafio pela frente.
No próximo dia 03 de fevereiro, quinta-feira, o vice-governador de Goiás e presidente da Celg (Centrais Elétricas de Goiás), José Eliton, lidera uma caravana que visitará três cidades da região Nordeste, a mais carente de Goiás, dentre elas Campos Belos.
O vice-governador vai acompanhado dos secretários mais importantes do novo governo de Goiás: saúde, Antonio Faleiros, da segurança pública, João Furtado, educação, Thiago Peixoto, da infraestrutura, Wilder Pedro Morais e do presidente da Agetop, Jayme Rincon.
É uma oportunidade ímpar para que Campos Belos reivindique maior atenção do poder central do estado e mostre os principais problemas, muitos deles há mais de 20 anos na fila de espera.
Os secretários que vão a Campos Belos representam as áreas das mais carentes da cidade.
O secretário de saúde, Antonio Faleiros, vai encontrar o hospital municipal com poucos leitos e, principalmente, necessitando de especialistas ( genicologistas, oftalmologistas, obstetras, psiquiatras, neurologistas).
É necessário mostrar à comitiva do governo o quão é pequeno o hospital para receber pacientes da cidade e de todas as regiões circunvizinhas .
Aumentar a estrutura do hospital municipal é urgentíssimo.
Outra área onde Sardinha pode barganhar projetos e verbas públicas com a visita é a infraestrutura.
Campos Belos ainda não é urbanizada.
O asfaltamento e a iluminação pública são precários.
Esgotamento sanitário ainda é privilégio de poucos.
Ruim mesmo é o estado da rodovia GO-118. Bem que a comitiva poderia deixar o conforto da aeronave e percorrer o nordeste goiano por suas rodovias.
Sentiriam na pele as auguras cotidianas de quem transitam por elas.
Outra questão mal resolvida e pouco comentada é o destino dos resíduos sólidos, o famoso lixão.
Recentemente publicamos aqui no blog a precariedade do aterro sanitário municipal e sobre a irresponsabilidade que alguns gestores municipais antecessores dispensaram ao problema.
Social e ambientalmente, o lixão de Campos Belos é uma irresponsabilidade política das mais perversas com a sua população.
Espero que dê tempo de Sardinha levar o nobre Secretário Wilder Pedro Morais ao lixão do município.
Outros links:
Catador vive agonia do desemprego em pleno aterro sanitário
Usina de reciclagem “apodrece” em Campos Belos
Casa de Saúde afirma que lixo jogado no aterro sanitário não é da Instituição
Lixo hospitalar é jogado sem nenhum tratamento no “aterro sanitário” de Campos Belos