Campos Belos terá Instituto Médico Legal (IML)

Em reunião realizada na sexta-feira (5/8), na sede da Superintendência da Polícia Técnico Científica, o Ministério Público de Goiás conseguiu avançar na articulação para a melhoria do atendimento da polícia técnica na Região do Nordeste Goiano.

Diante da situação precária advinda da falta de instalação do Instituto Médico Legal (IML), a Superintendência da Polícia Técnico-Científica garantiu que irá criar, até o dia 11 deste mês, a circunscrição de Campos Belos.

No entanto, a instalação fica na dependência da criação do espaço físico, a ser disponibilizado pelos municípios, em forma de consórcio público.

A criação desta unidade beneficiará os moradores das cidades de Campos Belos, Monte Alegre de Goiás, Teresina de Goiás, Cavalcante, Divinópolis e São Domingos.

Segundo ressaltou o promotor André Luís Ribeiro Duarte, da Promotoria de Justiça de Campos Belos, atualmente o serviço do IML para a região é feito pelo Núcleo Regional de Perícia Técnica de Formosa.

“Pela distância entre as cidades e as deficiências do sistema, têm ocorrido problemas de toda natureza, em especial, a demora na liberação dos corpos, o que ocasiona dor e sofrimento aos familiares das vítimas”, afirma o promotor.

André Luís observou ainda que a criação do IML é uma das metas prioritárias do plano estratégico de atuação conjunta das Promotorias da Região Nordeste, já que são encaminhados ao IML de Formosa vítimas dos municípios de Campos Belos, Monte Alegre de Goiás, Teresina de Goiás, Cavalcante, Divinópolis, São Domingos e Alto Paraíso.

Além disso, segundo acrescenta, esta é também uma reivindicação de toda a população.

A Superintendente da Polícia Técnico-Científica, Rejane da Silva Sena, explicou que a polícia técnica engloba o IML, a Perícia Criminal, Identificação Civil e Criminal, sendo imprescindível, além da instalação do núcleo policial, a disponibilização de profissionais qualificados (médicos e peritos), sob pena de comprometer a qualidade do serviço prestado à população. Sobre a criação da circunscrição de Campos Belos, ela garantiu que será feita por meio de portaria, baixada pela superintendência.

O promotor Douglas Roberto Ribeiro de Magalhães, da Promotoria de Justiça de São Domingos, registrou que a precariedade das perícias prejudica a apuração de crimes.

No entanto, o gerente de Núcleos Regionais da Polícia Técnico Científica, Oscar Martins de Oliveira, esclareceu que a situação noticiada não é exclusividade do nordeste goiano, mas, desde 2006 o Estado conhece a realidade da região e tem tentado investir na polícia técnica.

Reunião agendada

Ao final, ficou agendada uma reunião para o dia 17 de agosto, às 13 horas, na comarca de Campos Belos, em que será comunicada oficialmente a criação da circunscrição de Campos Belos.

Também será apresentado o projeto de construção padrão, hoje existente, e que ainda não foi adaptado como de construção modular.

Participaram ainda da reunião os promotores Haroldo Caetano e Lorena Mendes Braga; o secretário de Saúde de Campos Belos, Adriano Benevides Rocha; representantes do IML, além de um representante do deputado Mauro Rubem, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.

(Texto: Cristina Rosa – fotos: João Sérgio / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Deixe um comentário