Institutos Federais é uma criação do presidente Lula
- On:
- 0 comentário
Presidente Lula lança o Instituto Federal em Salgueiro, Pernambuco |
A iniciativa de criação dos Institutos Federais (IF) foi do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o Projeto Lei (PL) 3.775/2008.
O PL criava inicialmente 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia no país.
A matéria seguiu para aprovação no Congresso Nacional ainda em 2008.
O projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Lula em 29 de dezembro de 2008.
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições de educação superior, básica e profissional, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino.
Baseia-se na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas.
Os IF compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Eles têm forte inserção na área de pesquisa e extensão e visa estimular o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas e estendendo seus benefícios à comunidade.
Metade das vagas é destinada à oferta de cursos técnicos de nível médio, em especial cursos de currículo integrado.
Na educação superior, o destaque fica para os cursos superiores de tecnologia de engenharia e de licenciaturas em ciências físicas, química, matemática e biologia.
Ainda incentiva as licenciaturas de conteúdos específicos da educação profissional e tecnológica, como a formação de professores de mecânica, eletricidade e informática.
Os institutos federais têm autonomia, nos limites de sua área de atuação territorial, para criar e extinguir cursos, bem como para registrar diplomas dos cursos por ele oferecidos, mediante autorização do seu Conselho Superior.
Também exercem o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais.
Cada instituto federal é organizado em estrutura com vários campi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e reitoria, equiparando-se com as universidades federais.
Em Goiás, recebeu o nome de Instituto Federal Goiano, mediante integração do Centro de Educação Tecnológica de Rio Verde e Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí e da Escola Agrotécnica Federal de Ceres.
O IF de Campos Belos é mais uma extensão da instituição em Goiás.