Quilombo Kalunga fica em Monte Alegre





Monte Alegre de Goiás abriga, juntamente com o município vizinho de Cavalcante (GO), o quilombo Kalunga. 


A população Kalunga é uma comunidade de negros, originalmente formada por descendentes dos primeiros quilombolas, ou seja, de escravos que fugiram do cativeiro e organizaram quilombos. 

Fugidos, os negros passaram a viver em relativo isolamento, construindo para si uma identidade e uma cultura próprias, com os elementos africanos de sua origem adicionados aos europeus dos colonizadores, marcados pela forte presença do catolicismo tradicional do meio rural. 

A região do Kalunga localiza-se na Chapada dos Veadeiros e, desde 1991, toda área ocupada por esta comunidade foi reconhecida oficialmente pelo governo do estado de Goiás como sítio histórico que abriga o Patrimônio Cultural Kalunga, parte essencial do patrimônio histórico e cultural brasileiro.
A área Kalunga, com mais de 230 mil hectares de cerrado protegido, é a maior comunidade remanescente de quilombo do Brasil, com cerca de 4.000 cidadãos que só tiveram contato com a “civilização” há menos de 30 anos – um povo mágico de forte sangue negro.



Com texto, Pousada Aldeia Cayana

Deixe um comentário