Goiás Feminino: ajude a indicar as mulheres importantes do estado

75 Mulheres de Referência

Goiás no feminino

Como parte das comemorações dos 75 anos do POPULAR e dos 80 de Goiânia, promoção 75 Mulheres de Referência presta homenagem às mulheres de destaque do Estado. 

O leitor ajudará a escolher os nomes.  O campos-belense e oficial da polícia militar de Goiás, Giovanni Valente, já indicou três nomes:  as professoras Alaídes Cardoso Valente (Escola Professora Antusa em Campos Belos), Marta Maria Cançado Nogueira (Colégio Carlos Chagas, Alfa Beta, Marista e PUC em Goiânia) e Mônica Cançado Nogueira Valente (Giz de Cor e InterAmérica em Goiânia).

Seria interessante cada cidade do nordeste goiano e sudeste do Tocantins (que já foi Goiás e teve muitas pessoas importantes em prol do estado) indicar nomes para a lista. 

É hora do nordeste goiano apresentar os valores de sua terra. Estou estudando uma relação de mulheres importantes de Campos Belos, para depois apresentar os meus nomes. 

Não pode ser indicada pessoas falecidas. 

Quem se lembrar de algum nome e que queira indicar, podemos fazer uma lista pública e promover uma campanha. 




Quem desejar indicar os nomes diretamente ao jornal, basta mandar um e-mail para o endereço abaixo. 



Renato Queiroz
23 de janeiro de 2013 (quarta-feira)

A partir de hoje, os leitores do POPULAR poderão ajudar a eleger as 75 Mulheres de Referência do Estado. A promoção faz parte das comemorações dos 75 anos do jornal e dos 80 de Goiânia. 





Para celebrar as duas datas, O POPULAR publica uma série de reportagens especiais e promove eventos e atividades comemorativas que seguem até dezembro de 2013. A lista das 75 escolhidas será conhecida em reportagem especial publicada no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.


O objetivo da promoção é homenagear mulheres que são referência na sociedade goiana em diversas áreas do conhecimento. Podem ser indicadas mulheres que atuam na política, economia, artes, cultura, meio ambiente, terceiro setor, educação, saúde, entre outras. 

Serão escolhidas para compor a lista, personalidades que contribuem para o desenvolvimento do Estado, mulheres de fibra capazes de influenciar o rumo e o progresso de Goiás.

Na primeira fase da votação, os leitores poderão sugerir suas indicadas pelo e-mail mulheresdereferencia@ojc.com.br

Podem ser indicadas mulheres de todas as áreas, mas para cumprir o objetivo da promoção – que é refletir um retrato atual da sociedade goiana – é vedada a indicação de nomes de pessoas já falecidas. 

Cada leitor pode indicar quantos nomes desejar, mas não pode votar mais de uma vez no mesmo nome. As 75 mulheres com o maior número de indicações formarão a lista do leitor.

Outras duas listas serão formadas a partir de votos da Redação do POPULAR e de um júri formado por seis profissionais e personalidades convidadas pelo jornal. A lista final com 75 Mulheres de Referência será formada a partir da ponderação entre as indicações das três listas. 

As indicações do leitor terão peso de 20%; as da Redação, 30% e as dos convidados, 50%. O prazo para a votação é até o dia 20 de fevereiro.

VISIBILIDADE

Nos seus 75 anos de história, O POPULAR acompanhou e registrou de perto a evolução e as conquistas das mulheres goianas. 

O manto da invisibilidade pairou durante muitos séculos sobre o papel, o significado e a importância das mulheres na história. 

O projeto 75 Mulheres de Referência pretende dar mais visibilidade para aquelas que trabalham cotidianamente para tornar o Estado, o País e o mundo um lugar melhor para se viver. 

É também uma forma de reconhecer os esforços femininos em suas áreas de atuação.

As últimas décadas registraram um avanço extraordinário na direção da igualdade de direitos entre os gêneros – basta lembrar que, durante a elaboração da Constituição de 1988, mulheres sequer tinham um banheiro feminino nas dependências do plenário da Câmara dos Deputados. 

Hoje uma mulher ocupa a Presidência da República. 

Mas ainda há muito o que avançar. Especialistas em gênero concordam que o reconhecimento da presença feminina em lugares de destaque na sociedade se tornou uma questão de justiça e equidade.

Regras da seleção

23 de janeiro de 2013 (quarta-feira)
■ A campanha para seleção de 75 Mulheres de Referência é uma promoção do jornal O POPULAR como parte da programação comemorativa dos 75 anos do jornal, em 3 de abril, e dos 80 anos de Goiânia, em 24 de outubro. 

A lista será publicada no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. 

O objetivo é homenagear mulheres que são referência na sociedade goiana, em diversas áreas do conhecimento (política, economia, artes, cultura, meio ambiente, terceiro setor, educação, saúde, etc.)que contribuem para o desenvolvimento do Estado. Mulheres capazes de influenciar o rumo e o progresso de Goiás.

■ Para cumprir o objetivo de fazer um retrato da sociedade atual, é vedada a indicação de nomes de pessoas já falecidas à homenagem.

■ A seleção de 75 mulheres que serão homenageadas no especial no dia 8 de março será feita a partir do cruzamento de três listas de mulheres indicadas: uma de convidados do POPULAR, uma dos jornalistas da Redação e a terceira dos leitores.

■ A lista do leitor será elaborada por meio de indicações no site do jornal O POPULAR. 

O leitor deve indicar, pelo e-mail mulheresdereferencia@ojc.com.br , nomes de mulheres que considere destaques e que merecem estar na lista, levando em consideração os critérios estabelecidos no primeiro parágrafo deste regulamento. 

Cada leitor pode votar em quantos nomes desejar, mas não pode votar mais de uma vez no mesmo nome. 

As 75 mulheres com o maior número de indicações formarão a lista do leitor.

■ A redação do POPULAR vai elaborar uma lista com 75 nomes que serão escolhidos por repórteres e editores em todas as áreas de cobertura jornalística.

■ A terceira lista de 75 nomes será elaborada a partir da indicação de seis convidados do jornal, profissionais e personalidades de referência na sociedade.

■ O POPULAR garante o sigilo das indicações feitas por leitores, jornalistas e convidados. Serão divulgados apenas os 75 nomes da lista final.

■ A lista final com as 75 Mulheres de Referência será formada a partir da ponderação entre as indicações das três listas. As indicações do leitor terão peso de 20%; as da Redação, 30% e as dos convidados, 50%.

■ A participação nesta ação implica a aceitação das regras do regulamento.
■ A comissão organizadora desta ação é soberana para avaliar e decidir sobre os casos omissos no regulamento.

Deixe um comentário