Parceria pioneira viabiliza IML em Campos Belos

Secretário Joaquim Mesquita, o procurador-geral de Justiça Lauro Machado, o delegado-geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski, e a superintende da Polícia Técnico-Científica, Rejane Sena Barcelos, vistoriaram as obras

O IML de Campos Belos atenderá sete cidades
de Goiás e cinco do Tocantins 
Promotor André Luis Ribeiro ajuda
os trabalhadores na massa de cimento





Localizada a 630 quilômetros de Goiânia, Campos Belos é cenário de uma parceria inédita no setor de segurança pública em Goiás. 


Graças à ação conjunto de Ministério Público, Poder Judiciário, Secretaria da Segurança Pública e Justiça, empresários, Rotary Club e empresários, o município ganhará um Instituto Médico-Legal (IML) totalmente construído sem ônus para o Estado.


A obra, iniciada em 2011 por iniciativa do promotor André Luis Ribeiro Durante e com previsão de término para até julho deste ano, foi totalmente construída com recursos oriundos de doações e de transações penais. 


Engenheiros da mineradora que atua no município se responsabilizaram pelos projetos e execução. A mão de obra é de reeducandos. A SSPJ-GO adquiriu os equipamentos, no valor de R$ 545 mil.


Mas as parcerias não param por aí. A SSPJ-GO está em negociações com a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins para que o Estado vizinho forneça os médicos e peritos para trabalharem na unidade. 


Com o convênio firmado, o IML atenderá a sete municípios goianos e cinco tocantinenses (veja abaixo). Atualmente a demanda da região é atendida por Formosa, a 284 quilômetros.


Na última quinta-feira, 15, uma comitiva formada pelo secretário Joaquim Mesquita, o procurador-geral de Justiça Lauro Machado, o delegado-geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski, e a superintende da Polícia Técnico-Científica, Rejane Sena Barcelos, vistoriou as obras.


Joaquim Mesquita aprovou a estrutura, que também receberá o 1º Distrito de Polícia, e enalteceu o trabalho do Ministério Público. 


“É preciso ressaltar o trabalho do promotor André Luis. Esta iniciativa beneficiará enormemente a população dessa região”, disse.


A superintendente da SPTC, Rejane Barcelos, informou que todos os equipamentos já foram adquiridos, como geladeiras e mesas. 


Assim que a obra for concluída, explica, eles poderão ser instalados imediatamente.


A visita ao canteiro de obras também teve a participação de outras autoridades, como o comandante-regional da PM, Luiz Jesus, promotores, agentes da Agência Goiana da Execução Penal e vereadores, além de empresários e representantes dos moradores.




Obra está em fase adiantada e deve estar pronta até julho
O promotor André Luis Ribeiro explica que todos os recursos oriundos de transações penais são depositados em uma conta do Conselho de Segurança (Conseg) de Campos Belos específica para a obra. 


Dessa forma, a utilização integral da arrecadação no IML.


Além dos recursos, boa parte do empreendimento foi possível graças à doação de material por parte de empresários locais. 


Outro fator que torna a construção mais econômica é o uso de mão de obra de reeducandos. “Eles, além da redução da pena em um dia para cada três trabalhados, ainda recebem uma ajuda de custo”, afirmou.


Municípios que serão atendidos pelo IML de Campos Belos:
Em Goiás:
  • – Campos Belos
  • – Monte Alegre
  • – São Domingos
  • – Divinópolis
  • – Terezina de Goiás
  • – Cavalcante
  • – Alto Paraíso
Em Tocantins
  • – Arraias
  • – Novo Alegre
  • – Lavandeiras
  • – Aurora
  • – Combinado
Fonte: Secretaria de Segurança Pública e Justiça (GO)

Deixe um comentário