Câmara de Campos Belos aprova eleição direta para diretores de escolas
- On:
- 0 comentário
A Câmara de Vereadores de Campos Belos, nordeste de Goiás, aprovou no último dia 9 de maio o projeto de lei que regulamenta as eleições diretas para diretores das escolas e creches municipais.
A sessão que aprovou o texto ocorreu no período noturno, para que as pessoas pudessem acompanhar a votação. Dos onze vereadores, apenas dois foram contra a proposta.
O próximo passo agora é a sanção do prefeito Ninha, que pode sancioná-lo ou vetá-lo. Se houver veto do Executivo, os vereadores poderão derrubar o veto e transformar o projeto em lei.
O projeto
O projeto de lei 028/2012, aprovado pelos vereadores de Campos Belos, estabelece critérios para o processo de eleição direta para diretores de escolas públicas municipais.
O documento foi enviado pelo então prefeito de Campos Belos, Neudivaldo Xavier Sardinha, para apreciação do Poder Legislativo, dias antes das eleições de outubro passado.
A intenção do prefeito era atender a um antigo pleito da comunidade, principalmente a escolar, à de promover a cultura da democracia desde a vida escolar dos alunos.
Empunhando a bandeira da moralidade da coisa pública e com a possibilidade do projeto ser rejeitado pela Câmara de Vereadores, o nosso blog entrou em campanha, junto com a sociedade organizada do município, em prol da aprovação.
Mesmo com os nossos incisivos posts, em dezembro do ano passado cinco dos nove vereadores (antiga composição) votaram contra o povo da cidade e arquivaram o projeto.
Baseado em um “parecer” jurídico de um advogado da Câmara de Vereadores do município, a maioria dos parlamentares votou contra.