São José do Tocantins: pressão popular e concorrência obrigam empresa a inovar
Por Jefferson Victor,
O movimento “Fora São José”, iniciado em janeiro deste ano, tem cobrado de forma incisiva, melhorias nos serviços prestados pela empresa.
É notório algumas mudanças já realizadas,como melhores ônibus extras, os quais agora possuem ar refrigerado e banheiro.
Ônibus diariamente no horário das 10h30, já que antigamente essas viagens eram realizadas só às segundas, quartas e sextas-feiras.
Porém, quando se exige uma quantidade maior destes extras, em feriados e férias, novamente aparecem os “sucatões”, gerando-se desta forma protestos por parte dos passageiros.
Nas linhas que fazem cidades próximas, nada mudou.
A linha da Cana Brava continua com ônibus caindo aos pedaços e superlotados, passageiros viajam em pé, no maior aperto.
Segundo denúncias de um passageiro que nos procurou, este ônibus costuma viajar com o dobro da capacidade.
Na rota de Cavalcante, o veículo soltou os pneus em plena viagem, por falta de manutenção.
Além disso, não possui ar refrigerado e banheiro, o que não se justifica, já que todo percurso é asfaltado.
Na linha de São Domingos, permanece ônibus velho, desprovido de tudo, inclusive de porta-malas descente.
As bagagens chegam empoeiradas ou cheias de lama, conforme fotos acima, tiradas em 30/08/2013, na rodoviária de Campos Belos.
Na oportunidade, em conversa com passageiros, as reclamações são de muita poeira, já que o ônibus não dispõe de ar refrigerado.
Se fecharem os vidros, o calor fica irresistível. Além disso, muitos pertences são trazidos nos corredores em função das péssimas condições dos bagageiros.
Procuramos o novo administrador, o Senhor Vicente, que nos recebeu com muita cordialidade e prometeu que está fazendo de tudo para regularizar a situação.
Ele também disse que está buscando junto à matriz, em Anápolis, alternativas que levem a empresa a melhorar os serviços prestados em nossa região.
Tivemos por parte dele a confirmação de que a empresa realmente investiu em novos veículos para esta linha, os quais deverão entrar em operação no menor tempo possível.
O gerente também nos informou que a empresa está de portas abertas à discussão de melhorias, inclusive se dispõe a receber, na garagem da empresa, reclamações e sugestões com vias a melhorar, de forma definitiva, este impasse que se criou no início do ano e que se arrasta por meses.
A postura do novo gerente nos surpreendeu. Ele está fazendo o papel que deveria ser dos proprietários, os quais desde o início do movimento não se dignaram a dar qualquer perspectiva favorável às reivindicações do movimento.
Os proprietários se calaram diante dos fatos e a única manifestação que fizeram foi através dos seus advogados, quando notificados pelo Ministério Público.
No episódio, os advogados fizeram alegações infundadas e cheias de contradições, dignas de quem não conhece a empresa que defendem, ou os proprietários não são conhecedores dos desmandos praticado por seus comandados.
Vamos continuar vigilantes. Esperamos que as informações obtidas sejam verdadeiras e que, em um futuro bem próximo, possamos ter veículos adequados e confortáveis.
A concorrência aos poucos vem chegando e muitos passageiros já estão utilizando as empresas Transbrasil e Viagens Iris, que dispõem de ônibus confortáveis e com preços mais acessíveis.
Em Brasília fazem baldeação até Goiânia, inclusive com o conforto de poderem comprar a passagem pela internet e através de cartão, serviço essencial que a São José do Tocantins ainda não faz.
Mas com certeza fará, pois a concorrência muitas vezes ensina a trabalhar.
Estamos atentos, São José do Tocantins, nem tudo que fazem de errado escapa aos nossos olhos.