Campos Belos ganha a 42ª Companhia Independente de Polícia Militar
- On:
- 0 comentário
Presidente da Agetop (camisa azul) confirma cessão de imóvel para 42ª CIPM |
Dando prosseguimento ao projeto de atuar na articulação pela melhoria do complexo de segurança pública na região Nordeste do Estado, o Ministério Público de Goiás (MP-GO) conseguiu viabilizar a cessão de um imóvel da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) em Campos Belos para abrigar a recém-criada 42ª Companhia Independente de Polícia Militar (42ª CIPM).
A informação foi repassada pelo presidente da Agetop, Jayme Rincon, aos promotores André Luís Ribeiro Duarte, Douglas Roberto Ribeiro de Magalhães Chegury e Vinícius Marçal Vieira em reunião realizada nesta segunda-feira (16).
Também participou da reunião o capital PM Leandro Ferreira Carvalho, comandante da companhia instalada em Campos Belos.
A criação e instalação da 42ª CIPM é uma luta que vinha sendo desenvolvida desde 2011 pela comunidade de Campos Belos e encampada pelos promotores de Justiça da região.
Além de André Duarte e Douglas Chegury, participaram ativamente deste trabalho os promotores Julimar Alexandro da Silva e Paulo de Tharso Brondi.
A criação e instalação da companhia foi assinada dia 9 de setembro pelo comandante-geral da PM, coronel Sílvio Benedito Alves.
A 42ª CIPM coordenará o trabalho da PM nos municípios de Campos Belos, Divinópolis, Monte Alegre e São Domingos, bem como nos povoados, assentamentos e distritos a eles ligados.
Segundo o comando-geral, esta adequação deve-se à necessidade de aprimorar a distribuição e a coordenação operacional e administrativa da corporação na região.
Antes, estes municípios estavam ligados ao batalha da PM em Posse, muito distante desta região, que fica na divisa com a Bahia e Tocantins.
Cessão de imóvel
O destacamento militar em Campos Belos está instalado atualmente em uma casa da prefeitura local e não tem condições de abrigar a nova estrutura.
Desta maneira, o MP-GO, juntamente com o Poder Judiciário e o Conselho Comunitário de Segurança, buscaram junto à Agetop a possibilidade de ceder um imóvel onde funcionou o antigo Crisa para a instalação da companhia.
O presidente Jayme Rincon, na reunião de hoje, autorizou a cessão e determinou que o gerente jurídico do órgão dê andamento o quanto antes à parte legal da transferência.
Para promover a reforma e adequação no local, algumas ações estão sendo providenciadas e serão coordenadas pelo Conselho Comunitário de Segurança municipal e pela Polícia Militar.
Após articulação do promotor Paulo Brondi, a Câmara Municipal autorizou a venda do imóvel ocupado atualmente pela PM e destinar os recursos para a reforma.
Também serão destinados valores de audiências de transação penal para a obra, bem como de termos de ajustamento de conduta (TACs) celebrados pelo Ministério Público.
Segundo o promotor André Duarte, os avanços alcançados em diversas aspirações e necessidades da população dos municípios do Nordeste de Goiás, por meio da articulação do Ministério Público, integram um modelo de atuação social construtivo, que busca o diálogo e o trabalho conjunto para buscar um objetivo comum.
Fonte: Ministério Público