Campos Belos ganha a 42ª Companhia Independente de Polícia Militar

Presidente da Agetop (camisa azul)
confirma cessão de imóvel para 42ª CIPM
Dando prosseguimento ao projeto de atuar na articulação pela melhoria do complexo de segurança pública na região Nordeste do Estado, o Ministério Público de Goiás (MP-GO) conseguiu viabilizar a cessão de um imóvel da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) em Campos Belos para abrigar a recém-criada 42ª Companhia Independente de Polícia Militar (42ª CIPM). 

A informação foi repassada pelo presidente da Agetop, Jayme Rincon, aos promotores André Luís Ribeiro Duarte, Douglas Roberto Ribeiro de Magalhães Chegury e Vinícius Marçal Vieira em reunião realizada nesta segunda-feira (16). 

Também participou da reunião o capital PM Leandro Ferreira Carvalho, comandante da companhia instalada em Campos Belos.

A criação e instalação da 42ª CIPM é uma luta que vinha sendo desenvolvida desde 2011 pela comunidade de Campos Belos e encampada pelos promotores de Justiça da região. 

Além de André Duarte e Douglas Chegury, participaram ativamente deste trabalho os promotores Julimar Alexandro da Silva e Paulo de Tharso Brondi. 

A criação e instalação da companhia foi assinada dia 9 de setembro pelo comandante-geral da PM, coronel Sílvio Benedito Alves.

A 42ª CIPM coordenará o trabalho da PM nos municípios de Campos Belos, Divinópolis, Monte Alegre e São Domingos, bem como nos povoados, assentamentos e distritos a eles ligados. 

Segundo o comando-geral, esta adequação deve-se à necessidade de aprimorar a distribuição e a coordenação operacional e administrativa da corporação na região. 

Antes, estes municípios estavam ligados ao batalha da PM em Posse, muito distante desta região, que fica na divisa com a Bahia e Tocantins.

Cessão de imóvel 

O destacamento militar em Campos Belos está instalado atualmente em uma casa da prefeitura local e não tem condições de abrigar a nova estrutura. 

Desta maneira, o MP-GO, juntamente com o Poder Judiciário e o Conselho Comunitário de Segurança, buscaram junto à Agetop a possibilidade de ceder um imóvel onde funcionou o antigo Crisa para a instalação da companhia. 

O presidente Jayme Rincon, na reunião de hoje, autorizou a cessão e determinou que o gerente jurídico do órgão dê andamento o quanto antes à parte legal da transferência.

Para promover a reforma e adequação no local, algumas ações estão sendo providenciadas e serão coordenadas pelo Conselho Comunitário de Segurança municipal e pela Polícia Militar. 

Após articulação do promotor Paulo Brondi, a Câmara Municipal autorizou a venda do imóvel ocupado atualmente pela PM e destinar os recursos para a reforma. 

Também serão destinados valores de audiências de transação penal para a obra, bem como de termos de ajustamento de conduta (TACs) celebrados pelo Ministério Público.

Segundo o promotor André Duarte, os avanços alcançados em diversas aspirações e necessidades da população dos municípios do Nordeste de Goiás, por meio da articulação do Ministério Público, integram um modelo de atuação social construtivo, que busca o diálogo e o trabalho conjunto para buscar um objetivo comum.

Fonte: Ministério Público 

Deixe um comentário