Comunicado oficial da MbAC Fertilizantes

Comunicado Oficial
10/10/2013
  

No Estado do Tocantins, 27 municípios decretaram situação de emergência devido à seca. Ao todo, 57 mil pessoas estão sem água. 

Em Arraias, não é diferente, a região enfrenta um período severo de estiagem este ano. De acordo com a média histórica, avaliada entre 1974 e 2009, a precipitação acumulada nos nove primeiros meses do ano deveria somar 850 milímetros. 

Porém, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quantidade é quase quatro vezes menor, de 230 milímetros.
Segundo reportagem exibida no Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, no dia 9 de outubro de 2013, já há uma alternativa no Estado para a minimização dos efeitos que a falta de chuvas causa à população todos os anos e que, historicamente, faz com que o Rio Bezerra seque. 

Desde 2003, foi criado um projeto para reverter este cenário crítico. 

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN, financiou a construção de cisternas para reservar água e atender às famílias no período de estiagem. 

A ação visa distribuir 11 mil reservatórios, que encontram-se no pátio do Sindicato Rural de Arraias (TO), e deve entrar em prática em novembro deste ano.
Vale ressaltar que as duas barragens da MbAC Fertilizantes não influenciam no abastecimento do município e têm um papel fundamental nas atividades do complexo industrial, que gera significativo desenvolvimento socioeconômico à região, por meio da geração de emprego e renda à população e de seus programas socioambientais.
Os reservatórios da empresa acumulam água durante o período chuvoso, tipicamente entre outubro e abril. Em outros meses, a empresa utiliza apenas o recurso acumulado, não fazendo uso de água nova. 

Eles foram projetados após um detalhado estudo de engenharia no qual se levou em consideração dados históricos e projeções seculares de regimes de chuva na região. 

A autorização de funcionamento  visa à garantia da manutenção das condições mínimas de vazão nos cursos d’água. 

A MbAC Fertilizantes mantém a vazão ecológica do Rio Bezerra, isto é, a quantidade mínima de água que deve ser mantida fluindo no curso do rio.
As barragens são reguladas pela Agência Nacional de Águas – ANA, de acordo com a resolução 108 de 21 de março de 2011, e a empresa tem suas atividades constantemente monitoradas pelos órgãos regulatórios estaduais e federais. 

Deixe um comentário