Hospital Municipal de Campos Belos, lugar de lê revista?
Esta semana, infelizmente, estive no Hospital Municipal de Campos Belos. Digo infelizmente porque quase todas as vezes que vou sempre acontece situações desconfortáveis.
Ou o médico sai para almoçar e demora 4 horas para retornar, ou nunca encontra a ficha de atendimento, ou ainda não tem nenhuma enfermeira em seu posto de trabalho, enfim está tudo BAGUNÇADO.
Nesta segunda, 21 de Outubro, por volta das 09h30min, fui até o hospital acompanhando minha avó, uma senhora de 81 anos.
Segundo a lei 10.741, de 2003, Art. “1o As pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei.” Pois bem, lei essa que não foi respeitada.
A mesma encontrava-se enferma, com necessidades de atendimento naquele instante, porem a princípio só para a ficha dela chegar até a triagem demorou aproximadamente 40 minutos, isto após eu ter que ir cobra-la na entrada, o tormento começou ai.
Minha mãe e eu começamos uma “procurar a enfermeira”. Só havia a minha avó para ser atendida e nenhuma enfermeira.
Minha mãe foi até a ENFERMEIRA que estava atendendo naquela área e que também não encontrava no seu posto de trabalho, ela relatou para minha mãe que iria lanchar e logo atenderia.
Esperamos mais uns 20 minutos, até que a mesma veio para uma sala ao lado da triagem sentou-se e foi lê revista, e só havia minha avó ali.
Conclusão da história, minha avó esperou 01h16min minutos para ser atendida, e não foi por esta ENFERMEIRA não, por outra.
As horas foram curtas, mas o descaso foi enorme. E surge a pergunta: onde ficou o cumprimento da lei?
Chegamos ao hospital e a cena que deparamos é: enfermeiras (não generalizo), preocupadas em lê revistas, fazer pedidos de franquias.
Sinceramente, Hospital é lugar de lê revistas? E os pacientes, vão morrer na fila esperando atendimentos destas pessoas?
A situação da minha avó que era relativamente seria,terá que se repetida quantas vezes para que as autoridades tomem providências?Quando isto vai acabar? Ou melhorar?
Vocês CHEFES do HMCB, vamos melhorar o atendimento, pois as pessoas que procuram tratamento médico muitas vezes carecem igualmente de uma palavra de conforto e de esperança, coisas que podem ser manifestadas simplesmente num gesto de respeito dispensado através de um bom atendimento.
Eu acredito ainda que não estou pedindo demais e lembro ainda que a situação ocasionalmente aconteceu com uma idosa e esta é minha avó, mas se aconteceu com ela pode acontecer com o parente de qualquer pessoa.
Quero chamar a atenção para o fato de que hospital NÃO é lugar de ler, folhear e fazer pedidos em revistas. Hospital é lugar de ATENDER os pacientes, lugar este que devemos trabalhar com vontade, sabendo que todos os pacientes têm problemas diferentes, idades diferentes, mas necessidades iguais.
“Serem bem atendidas” terem suas dúvidas esclarecidas ou pelo menos ouvidas, portanto responder uma pergunta com EDUCAÇÃO é dever do servidor público, e direito do cidadão.
Quero pedir apenas que esses profissionais tratem as pessoas como gostariam que fossem tratados.
A diretoria fixa um informativo no corredor onde relata que desacatar funcionário público é crime de 06 meses a 01 ano de prisão,“ “Artigo 331 – Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:
Pena – detenção, de seis meses a dois anos, ou multa” então eu não posso, mas eles podem.
Sinceramente, o serviço não é de graça, pagamos e queremos ser bem tratados, isto é o mínimo que um funcionário público deve fazer “TRATAR BEM”. Senhores, autoridades municipais, seria interessante fixar este também ao lado:
Art. XX: DESACATO AO CIDADÃO DE BEM: Desacatar, humilhar, não atender, ser irônico, desrespeitoso de qualquer forma, em altos brados ou em silêncio, de forma contumeliosa ou não, o cidadão de bem que buscar os serviços públicos, pagos com a arrecadação de pelo menos um dos 85 tributos pagos por ele Pena: Se o crime for cometido em:
I – Hospitais, clínicas ou análogos
II – Fóruns, Delegacias de Polícia, Receita Federal
III – Escolas
Servirá para que os funcionários públicos também saibam que os direitos não estão somente do lado deles.
É com grande REVOLTA que escrevo, por mim, por minha avó, por minha mãe e por todas as pessoas que são maltratadas no Hospital Municipal de Campos Belos, o péssimo serviço e ainda espero que essa forma que encontrei para GRITAR sirva para algo.
Vanessa